Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RÉVEILLON, Feliz Ano Novo.

Muitos têm perguntado o que significa a palavra Réveillon, no dicionário da língua portuguesa (Aurélio) encontrei o seguinte: Festa com baile e ceia na véspera do ano-bom. Mas não me conformei, e continue a pesquisar. Encontrei no dicionário Michaelis com tradução do Francês para o portugues que significa passagem de ano, também vi que origina do verbo Réveiller = despertar, acordar, reanimar. Diante dos dois significados posso concluir que ficar acordado na passagem do ano é o significado que mais se aproxima.Um novo ano se inicia, e é sempre bom fazer uma retrospectiva na nossa vida em todos os sentidos e iniciar o ano acreditando que agora tudo vai dar certo. Acreditar que o mais importante agora é acordar para uma nova realidade, muitos entram anos e anos dormindo, não o sono natural e sim o sono da depressão que atinge milhões de brasileiros. Peça a Deus que seu Réveillon não fique apenas em frações de segundos e sim que perpetue enquanto você existir. Deus diz pra mim e você que pode tudo, basta acreditarmos que Ele é capaz. Pra Deus não importa as circunstancias em que está a sua vida, Ele muda a sua história hoje. O Réveillon de Deus pode acontecer a qualquer momento na nossa vida. Muitos dizem que não tem alegria nesta data, mas são pessoas que deixaram as frustrações da vida tomar conta de si. Mas de que adianta se tem situações que não podemos dar jeito. Hoje é dia de novos sonhos e nós nascemos para fazer a diferença neste mundo, não devemos aceitar as proposta que desagrada a Deus, mesmo que muitas delas nos agradam. Tem coisas que chegam até nós como uma Maçã entregue nas mãos de branca de neve, aos nossos olhos parece saborosa, mas tem sabor de morte; ou como o fruto proibido que a serpente ofereceu a Eva no jardim do Éden, o fruto parecia uma opção inteligente, que pena, só parecia. Talvez você assim como eu tenha sido vítima de algum fruto que aos seus olhos parecia a solução dos seus problemas e não sabia que era apenas o inicio de tantos outros. Mas não é o fim, acredite, se você quiser, Deus pode mudar a sua história a partir de hoje. Assim Ele fez comigo, como uma folha de papel em branco nas mãos de um poeta. Não há impossível para Deus. Deixo pra você a letra de uma música que me ajudou muito e que agora estou ouvindo, diz assim:
Basta, o tempo de sofrer já terminou
Siga em frente é a resposta de Deus hoje pra você
Pois Aquele que pensou Que tudo ia dar errado pra você
Perdeu mais uma vez está envergonhado
Pois a vitória é sua em Nome de Jesus
Pois o Deus que entregou a resposta a Daniel Quando estava preso na cova dos leões
É o mesmo Deus que esta hoje aqui Pra te dar Vitoria em nome de Jesus
Vai e mostre a tua força
Vai levante a cabeça
Vai não tema o inimigo
Vai Jesus está contigo
Vai porque a vitoria é sua
Vai vencendo as Barreiras
Vai ninguém pode impedir
Vai porque Deus te escolheu pra vencer
(Hino: Mostra a tua força/ Cantor: Marcelo Nascimento)

Que Deus ilumine sua vida não somente com os fogos do Réveillon, mas com a presença Dele em todo o tempo. Feliz 2009!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PAPAI NOEL X PAPAI DO CÉU

Têm alguma propaganda, filmes, novelas que mostra o verdadeiro significado do natal? Até agora só vejo falar sobre o ESPÍRITO DE NATAL, MAGIA DO NATAL, PAPAI NOEL, CEIA, PRESENTES, OFERTAS NATALINAS. Onde está o autor principal? O qual não pediu para lembra do nascimento e sim da sua morte - Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. (I Coríntios 11.23-26) – Será que Jesus está sendo traindo novamente? E quando passar o período natalino, as pessoas podem voltar a ser o que eram? O que fizeram de bom vai garantir paz interior até o próximo natal? Espero que se exista algum papai Noel pedófilo, que o mesmo receba a tal “magia do natal”, e se comporte, pois muitas crianças inocentes estão sendo orientadas pelos próprios pais a sentarem no colo do “bom velhinho”. Digo isto porque está cada vez mais difícil saber em quem confiar. Precisamos nos empenhar para resgatar o verdadeiro significado do natal, já que também comemoramos. Precisamos mostrar o que representa cada peça do presépio e seus personagens. Também mostrar para as pessoas que o menino Jesus cresceu, se tornou homem, entregou sua vida por nós na cruz e ressuscitou. Agora nos resta não somente neste natal, mas durante o ano todo, pedir para que ELE venha nascer dentro de cada um de nós. Quando pedimos com sinceridade, a nossa vida é transformada, não se faz necessário esperar o natal para fazer caridade, reunir a família, fazer as pazes e coisas relacionadas ao sentimento chamado amor. Pois tudo isso fará parte do nosso dia-a-dia. Para dar um abraço e receber outro de papai do Céu, não precisa procurar uma loja de presentes e enfrentar uma fila, basta neste momento dizer: - Jesus, vem ao meu encontro, preciso de ti – simples mesmo, Ele mesmo nos ensinou assim: Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6.9-13).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A MELHOR IGREJA, COMO ESCOLHER.

Na busca do melhor perfil de uma igreja evangélica para se tornar membro, acredito que os itens abaixo, devem ser observados, você também pode sugerir alguns, quem sabe posso incluir nesta lista:

Então escolha a igreja que:

01 – O Pastor não compra Objetos piratas, principalmente CDs e DVDs.
Pirataria é crime (http://www.guiadohardware.net/comunidade/lei-art/327847/), conheço pastores que colecionam CDs e DVDs piratas. Sei que não é fácil se libertar, mas um dia tomei a decisão e quebrei mais de 50 títulos e passei a alugar em uma locadora com materiais originais (pois não adianta quebrar e alugar pirata). Que moral tem um pastor que prega contra os roubos, os falsos políticos, os que não dão os dízimos e ele mesmo faz parte dos ladrões que roubam os direitos autorais? Agora também não adianta, você criticar o pastor que faz isso e você mesmo adota tal prática.

02 – Os ambientes sejam limpos.

Banheiro: Já imaginou precisar dele e encontrá-lo sujo, sem papel higiênico, sem um lavatório para as mãos? E o pior, veja se o mesmo banheiro servirá para adultos e crianças, lembre-se que crianças são bastante sensíveis a germes.
Departamento Infantil: Precisa ser um local limpo e agradável as crianças, mesmo que você não tenha filhos, mas seu convidado poderá ter, e como serão acomodadas as crianças?
Cozinha/Copa: Veja se tem copos descartáveis ou se é comunitário, onde todos usam o mesmo copo. Se os utensílios são bem guardados, livre de insetos.
Nave do templo: o lugar onde se realiza os cultos deve ser agradável aos nossos olhos, e a limpeza é fundamental, não pode haver sujeira, a equipe de limpeza deve varrer o ambiente e limpar as cadeiras e demais objetos, antes de abrir a igreja.
Passando por estes quatro setores, já dá para sentir como são os demais.

03 – As Mensagens pregadas sejam edificantes.
Sair de casa para ouvir gritos de glória a Deus e aleluia, não faz ninguém crescer na fé, muitos pastores dizem que o culto foi fogo, somente por ter ouvido gritos de glórias a Deus, aleluias e línguas estranhas, É bom que haja glorificação a Deus e Línguas estranhas, mas que não sejam manipulados pelo pregador e sim vontade própria por estar ouvindo algo que esteja falando ao seu espírito. Quantas pessoas saem do culto sem saber o tema da mensagem ou o que ela trouxe de edificação para a sua vida cristã. Visite os cultos semanais, as vezes escolhemos a igreja somente por ter ido no domingo e quando vamos na semana, parece que entramos em outra denominação, não tem pastor, o pessoal não esta bem vestido como no domingo (parece que Jesus só vem nos domingos e na semana ele manda os anjos); a pregação é feita por qualquer um que esteja presente; a mensagem pode ser o que vier a mente, e os demais são obrigados a ouvir até termina o culto. É preciso saber que só indicamos algo para alguém, quando gostamos. Por exemplo, se alguém me perguntar sobre um restaurante, com certeza vou indicar onde os pratos são apetitosos e que me deixam com saudades de retornar. Que bom seria se em todos os cultos os alimentos da semana fosse igual aos dos domingos. Não tem essa que na semana as pessoas estão estudando, basta perguntar no domingo, quantas pessoas estudam durante a semana e verá que é desinteresse mesmo.

04 – O Som seja agradável aos ouvidos.
Infelizmente muitos pastores e cantores, não sabem o mal que estão causando aos seus seguidores, parece que tem convênio com algum otorrinolaringologista, pesquisando sobre o assunto por me preocupar em ter um ambiente que não prejudique a audição dos presentes nos cultos, veja o que encontrei:
A exposição contínua a níveis de intensidade superiores a 85 dB, pode provocar danos auditivos, que podem progredir de acordo com a intensidade e duração dos sons emitidos, até a surdez total e irreversível.
Exemplos em escala gradativa de medição por decibéis:Decolagem de avião a jato (a 33 metros): 130 dB(A)Britadeira ou perfuratriz: 120 dB(A)Show de rock (alto-falantes perto): 110 dB(A)Metrô (dentro do vagão): 95 dB(A)Aspirador de pó: 80 dB(A)Carro em movimento (a 5 metros):70 dB(A)Conversa normal: 60 dB(A)Sussurro leve:30 dB(A)
Veja o relato desta pessoa:Moramos próximos a uma igreja que mais parece um circo, estamos cansados de conviver com música alta, gritaria, algazarras e sons de todos os tipos. Diálogos e acordos amigáveis não foram possíveis e a única alternativa que nos restou foi o de protestar criando este site. Queremos reunir o máximo de pessoas que passam pelo mesmo drama e tentar fazer com que estes irresponsáveis entendam que todo cidadão tem o direito de seguir uma religião ou crença, tem o direito de se manifestar orando, cantando e louvando cada um de sua maneira, mas também não podemos esquecer que todo cidadão tem o direito de não seguir e nem acreditar em nenhuma religião ou crença e principalmente, não ser obrigado a isto. Lembre-se o seu direito termina onde começa o direito do próximo. Todo cidadão tem o direito de relaxar depois de um dia inteiro de trabalho, chegar em casa tomar um bom banho, jantar com toda a família reunida, curtir um pouco de tv, ficar por dentro das noticias, ver um filme ou novela, enfim ter um momento de paz e tranqüilidade. Mas alguns cidadãos não têm esse direito devido ao grande barulho vindo de alguns templos irregulares sem nenhum tipo de isolamento ou mesmo respeito ao próximo. Devido ao grande barulho, gritos instrumentos musicais, pastores e padres que gritam e falam como se todo mundo fosse obrigado a ouvir o que eles pensam e tem a dizer. É nesse exato momento que entra os direitos e deveres. Religião segue quem quer ninguém é obrigado a seguir devido à imposição dos outros.
"Seja um crente decente,não grite no ouvido da gente".
fonte: http://www.deusnaoesurdo.com.br/

Até um beijo pode danificar os tímpanos, veja a matéria:
Beijo apaixonado perfura tímpano de jovem na China09 de Dezembro de 2008
XANGAI, China (AFP) - Um beijo ardente causou a perfuração do tímpano de uma jovem no sul da China, anunciou a imprensa nesta terça-feira, juntamente com explicações sobre como evitar um incidente semelhante.
A jovem, de 20 anos, da aldeia de Zhuhai, província de Guangdong, foi internada no hospital local, após ter perdido totalmente a audição do ouvido esquerdo, logo depois do beijo dado por seu namorado, relatou o jornal China Daily.
"O beijo exerceu uma forte tensão no tímpano e provocou a surdez", explicou o médico Li que cuidou da moça, estimando que estará curada em dois meses.
A imprensa passou a dispensar aos leitores conselhos em matéria de beijos, principalmente o Shanghai Daily, que recomendou uma certa delicadeza.
"Um beijo muito impetuoso pode provocar um desequilíbrio na pressão do ar no ouvido interno", advertiu o jornal num artigo intitulado "o beijo da morte".
Fonte: http://veja.abril.com.br/agencias/afp/afp-mundo/detail/2008-12-09-207788.shtml

05 – Tenha estudos Bíblicos.
Pode ser Escola Dominical, entretanto que o professor tenha seu plano de aula. Dependendo da distância entre a residência e a igreja escolhida, sair de casa para ir a um estudo bíblico pela manhã, (como é comum na maioria das igrejas) gera algumas despesas e tempo. E tempo é coisa que ninguém gosta de perder, principalmente no fim de semana. Já ouvi muitos pastores reclamar que o povo não está vindo aos estudos bíblicos. Será que esses pastores estão assistindo aos estudos bíblicos das diversas classes? Será que se o pastor fosse aluno, acordaria cedo no fim de semana para ir ao estudo bíblico?

06 – Tenha Culto/Reunião/Circulo de Oração.
É quase o mesmo caso do estudo bíblico, sair de casa para uma reunião/culto ou circulo de oração (o conteúdo é o mesma, só muda os nomes), sabendo que vai se ajoelhar durante 30 ou 60 minutos, depois cantar três hinos do hinário, na seqüência ouvir mais cânticos e depois ouvir um testemunho que muitas vezes só quem se alegra é quem esta contando a “história”, não é para a geração presente. Os tempos mudaram a televisão e a Internet esta cheia de pregadores oferecendo coisa melhor sem precisar sair de casa. É preciso avaliar a liturgia do culto ou circulo de oração, às vezes tem mais “profecias” do que a mensagem bíblica. Muitas igrejas escolhem os dirigentes por ter os cabelos brancos, ser da melhor idade e carinha de santo (a). Analise bem este item, oração é fundamental para nosso crescimento espiritual.

Finalmente, não quero lhe entristecer. Mas ainda não posso indicar uma igreja que tenha todos estes itens funcionando 100%, entretanto, cabe a mim e a você fazer a nossa parte orando e também nos apresentando a Deus para que se um dia chegar nossa vez de assumir uma posição na igreja, possa fazer o melhor pra Ele.

07 – Faça lazer.
Uma igreja que tem na sua programação anual dias de lazer específicos com os departamentos de Crianças, Adolescentes, Jovens, Melhor idade, Casais e Família é uma igreja avivada. As pessoas se conhecem melhor e aumenta a alta estima.

08 – Tenha um planejamento anual.
Um calendário de eventos é muito importante, mesmo que haja alguns imprevistos, se faz necessário que uma igreja como parte da sociedade, possa informar aos seus membros o que ela pretende realizar ao longo do ano. E assim os membros já se organizam para poder participar das atividades, sem prejudicar a agenda particular.

09 – Promova Assistência Social.
Para atender os necessitados que são membros da igreja e se possível instituições de caridade, moradores de rua, homossexuais, presídios, enfim, a classe social menos favorecida. Mostrando na prática o amor ao próximo.

10 – Cumpra com o Horário.
Convidar alguém dizendo que o culto termina no determinado horário e ocorre de terminar trinta minutos depois ou mais, é muito inconveniente. Da mesma forma quando marcamos um compromisso após o culto e ficamos na duvida se saímos antes de terminar ou chegar atrasado. Ocorre que quem esta na direção do culto, coloca a culpa no Espírito Santo, ou diz que são horas extras para Jesus, outros até nos lembra os dias que estávamos nas festas e não lembrávamos das horas. E ai por um, todos pagam. A igreja precisa se educar neste sentido, quando for preciso terminar mais tarde devido a uma programação diferente, avisar com antecedência e deixar claro que entende a situação daqueles que precisam sair. Sei que existe a tolerância, que não deveria passar de quinze minutos e que também poderia terminar antes, por que não? È preciso entender quem é o mal educado, se aquele que anuncia o horário do término do culto e não cumpre, ou aquele que mesmo não terminado o culto, levanta-se e vai embora.

11 - Você possa contribuir.
Nada vai adiantar se você encontrar a igreja com os itens acima e não fizer a sua parte dando sua contribuição para que a tal igreja escolhida cresça cada vez mais. Sejam com suas orações, ofertas, dízimos e evangelização. Imagine uma igreja com pessoas comprometidas e que cada uma delas se comprometa a ganhar apenas uma pessoa durante o ano, no final dele teria o dobro de pessoas. Pense nisso e que Deus te abençoe.

Obs. Estarei sempre atualizando este tópico.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O DEMONIO QUE NÃO SAIU DA IGREJA

Entidade (nome): DISSE ME DISSE
Objetivo: Desestruturar psicologicamente suas vítimas para que a obra de Deus não cresça com pessoas sinceras e que a falsidade ganhe espaço de uma forma sutil.
Como ele atua: alguém conta uma história para outra pessoa sobre você e pede segredo para que você não saiba.
Exemplo: Pastor vou contar o que Lameck fez (ou disse), mas não conte pra ele, fica entre nós, ele: bla, bla, bla...
Dano que ele causa: você fica mal visto pela pessoa que deu ouvidos ao usado pela entidade do disse me disse e por todo aquele em que o assunto chegar, lembrando que a cada pessoa a história aumenta mais.
Como Combater: faça como eu, quando alguém me pede segredo para contar algo que é nocivo a vida do meu irmão em Cristo, antes de ouvi-lo, pergunto se posso comunicar o assunto à todos que estão incluídos. Se a resposta for positiva, imediatamente entro em contato com o principal e comunico o nome da pessoa que está contando a história, se a resposta for negativa, peço para que não me conte e faço o possível para me afastar de tal pessoa, de preferência, corto o relacionamento com a mesma. Pois a próxima vítima poderá ser eu.
Área de atuação: do púlpito a porta, ou seja, todos. A preferência é sem dúvida o ministério e pessoas que tem cargo na igreja. Também pessoas que são sinceras, que gosta de orar e se preocupa em fazer o melhor pra Deus.

Fato ocorrido: certo irmão falou para um diácono que o tesoureiro estava deixando a esposa para casar com uma jovem da igreja, de imediato o diácono chamou o tesoureiro e disse na frente do que trouxe a mensagem o que ouviu, o que trouxe a mensagem disse que já ouviu de outra pessoa. O caso foi levado ao pastor pelo próprio tesoureiro, que também chamou sua esposa e de púlpito, comunicou o fato a toda igreja e o demônio do disse me disse foi desmascarado. Até hoje o tesoureiro continua com sua esposa e serve ao Senhor na mesma congregação.

Aos Conselheiros, Pastores, irmãos em geral: O melhor a fazer é que se for preciso tratar assunto de algum irmão, que o mesmo esteja presente ou seja comunicado, mas que não fique dúvida a qual possa atrair o espírito do disse me disse.
Sugiro que não devemos aceitar nem mesmo do nosso pastor pedido de segredo sobre uma determinada situação que envolva alguém e por medo de escândalo o mesmo prefere encobrir. É melhor um fato esclarecido e que o mal seja arrancado pela raiz do que deixar que mais pessoas sejam envolvidas. Lembre-se: a próxima vítima do disse me disse, poderá ser você. E cuidado também para não ser usado por esta entidade do mal.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

KUDURO, A IGREJA EVANGÉLICA VAI ADOTAR ESTE GÊNERO MUSICAL E DE DANÇA?

Atualmente em se tratando de gênero musical e dança existem duas linha de pensamentos dentro das igrejas evangelicas, a primeira diz que vai se manter no estilo tradicional somente com o gênero musical Classica e Sacra e cita o versículo bíblico: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (I João 2 : 15)
, a segunda diz que abraça o classico, a sacra e um pouco de cada gênero que é para agradar os jovens e os ecleticos, e cita os versiculos bíblicos: Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais, e fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei, para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns (I Coríntios 9.19-22).
. E ai entra o forró, samba, regae, funk, entre outros. Nestes entre outros estilo musicais, chegou ao Brasil o KUDURO, a Rede Record de televisão já disponibilizou um concurso para quem dança melhor o tal ritmo, basta assistir o programa HOJE EM DIA e conferir.Lembro-me que em 1987 quando comecei a frequentar igrejas evangélicas, não existiam músicas que estimulasse a dança, quando um grupo de irmãs compraram instrumentos musicais e começaram a cantar em ritmo de forró, foi um escandalo, depois um grupo de jovens colocaram mais ritmos nos hinos do hinário do tipo samba e também foram criticados. O tempo se passou e hoje já temos grupo de pagode, forró, regae, frevo, funk e por ai vai. Por isso que acredito que logo logo, o KUDURO vai encontrar seu espaço no meio evangélico. Um dia fui visitar um retiro de jovens, e vi alguns cantando funk gospel e daçando no mesmo ritmo, e o que me chamou mais atenção é que eram pessoas tidas como espirituais, uma delas era conhecida como missionária. Vale lembrar que em shows é comum ver as jovens dançando nos pescoços dos seus namorados. Sinceramente me entristeço muito por ver o evangelho querendo agradar o povo com coisas que agrada somente a carne. Até concordo com ritmos musicais dentro da igreja os quais nos faça, bater palmas, pular, sair do lugar. Mas, ritmos que transmite sensualidade ou gestos obscenos, não deveriam estar no meio do povo que se diz de Deus. Aos lideres religiosos, desejo boa sorte ao encontra-se com Deus, pois todos prestarão contas dos seus rebanhos. Nem sempre muitos membros significa ter uma igreja cheia, as vezes significa igreja inchada. Gideão tinha trinta e dois mil homens (igreja inchada), mas Deus disse que seria melhor com trezentos (igreja cheia). Pense bem.

sábado, 6 de dezembro de 2008

JESUS DOS RICOS X JESUS DOS POBRES

Desde 1987 tenho optado por seguir a Jesus Cristo, e é lamentável dizer que convivi com dois tipos de Jesus, isso mesmo freqüentei templos evangélicos onde os eventos eram para os seguidores do Jesus rico e também havia eventos para os seguidores do Jesus pobre. Posso citar alguns exemplos: numa determinada denominação vi os lideres religiosos oferecendo objetos para estimular a fé (como eles mesmos dizem) com valores acima de R$ 200,00 (Duzentos Reais), na mesma denominação, localizada em outro bairro considerado como periferia, a campanha era a mesma só que o objeto era outro e com o preço de R$ 5,00 (Cinco Reais); já vi casos de denominações religiosas que pastores de um certo nível cultural, financeiro e profissional, não são enviados para pastorear igrejas em favelas e em comunidades carentes, os que são enviados para tais comunidades quase não tem para se sustentar, não deveria ser o contrário? Por onde Jesus andava? Nos palácios? Nas casas dos ricos e famosos? – continuando, Outra denominação anunciava encontro de casais numa residência que por sinal não muito viável para quem usa transporte público, a minha vontade era alugar um ônibus e levar as famílias de comunidades carentes, onde é comum ver crianças fumando maconha, cheirando cola, mães chamando palavrões aos seus filhos, e jovens com os mais variados vícios. Mas, imaginei como seria a reação dos anfitriões com “este tipo de gente” que são famílias que realmente precisa de um verdadeiro encontro. Já participei de festas onde houve sorteios de brindes, e acreditem, os únicos sorteados foram os pastores e amigos da pessoa que estava fazendo o sorteio (como diz Boris Casoi, É uma vergonha). Poderia aqui, citar vários outros acontecimentos dos que servem a Jesus Rico e ao Jesus pobre. Como gosto muito de pensar e analisar as situações me pergunto: o que se passa na mente desses lideres religiosos? Será que Deus endureceu o coração de alguns deles como fez na antiguidade? Será que eles são lideres por função ou por missão? Enquanto isso, as religiões, seitas e heresias que tanto combatemos e até ensinamos nos grupos de estudos como elas agem, estão praticando justamente o amor ao próximo, conheço algumas delas que o ensinamento é voltado com exclusividade o valor humano, independente da classe social. Eu faço um apelo para que Jesus dos ricos chegue às comunidades carentes através de lideres formados ou estudantes em Direito, Medicina, Psicologia, Serviço Social, e também com lideres que a visão não esteja em usos e costumes, como é comum em tais comunidades. A propósito, estamos em período natalino o qual se comemora o nascimento de Jesus, onde vamos assistir nos cultos as lindas cantatas natalinas, ouvir pregações calorosas sobre amor e hinos como noite feliz, noite feliz..., depois vamos procurar nossos familiares e amigos para jantar depois brincar de amigo secreto. Algumas denominações ainda tenta fazer uma boa ação, distribuindo roupas e alimentos para os necessitados. Necessitados esses, que nem sequer perguntamos o nome dele, o porquê daquela situação atual, talvez se formos fazer isso, perderemos tempo para desfrutar dos nossos próprios deleites. Se continuarmos com a pratica de servir a Jesus rico e Jesus pobre, estaremos no mesmo caminho dos fariseus que pregavam uma coisa e vivia outra. Concordo que eventos particulares, cada um escolhe a quem deva chamar, mas se tratando de igreja, devemos ter o cuidado para não fazermos acepção de pessoas. Quando se falar em eventos pagos, devemos ter o cuidado para não deixar de fora os que estão passando por provações financeiras ou aqueles que o salário do mês já é contado para as despesas. Precisamos imediatamente de uma reforma protestante, desta vez em nosso próprio meio, afim de servir ao Jesus que sendo rico, se fez pobre.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A FAVORITA, FINAL GOSPEL

Mesmo não assiduamente, tenho assistido A Favorita, novela transmitida pela Rede Globo de televisão, e pensei como seria o final caso ela fosse uma novela gospel, veja o que imaginei: Copola em meio aos seus livros descobre a Bíblia Sagrada e ao lê-la, percebe que não deveria ter deixado sua esposa, então vai até ela e pede perdão, a qual aceita-o de volta e ambos iniciam um culto doméstico em sua casa. No decorrer dos cultos, Cassiano, recebe inspiração para fazer hinos de adoração a Deus, Leo reconhece que não tem sido um pai e esposo exemplar, aceita sua filha grávida e vai viver em paz com sua família, Catarina evangeliza Estela e a mesma se decide para o evangelho de Jesus Cristo e casa com o verdureiro Vanderlei, que por sua vez evangeliza seu mais novo empregado Juca, o qual casa com Cida e viajam trabalhando e fazendo missões nas estradas. Átila e sua esposa também recebem a salvação através das músicas de Cassiano seu filho, Alicia que trabalha para Átila recebe dele uma Bíblia e se emociona quando começa a ler para o seu irmão Didú, e ambos se decidem em seguir o evangelho de Cristo. Didú casa-se com Rita e com parte do dinheiro que pegou do seu pai, compra milhares de Bíblias e distribui em todo o povoado de Triunfo, Elias o prefeito também se converte e descobre que sua esposa continua traindo-o e decide que o melhor é deixá-la seguir seu próprio destino, a qual no futuro e em outra cidade aparece pregando o evangelho para outras pessoas, ele por sua vez casa oficialmente com Diva a qual confessa todos os seus crimes e por confessar responderá processo em liberdade, Shiva casa com Mariana e decide fazer o DNA, onde descobre que seu pai verdadeiro é Augusto César, que por sua vez recebe uma revelação de Deus e decide viver solteiro como o apóstolo Paulo, o deputado Romildo Rosa, recebe a visita dos seus filhos os quais falam do amor de Jesus, ele se converte e também confessa seus crimes (como não é costume do nosso país prender parlamentar) e recebe a pena de pagar uma fiança e prestar serviços as comunidades, Gurgel seu assessor de gabinete também se converte com a pregação de Didú e Alicia. Romildo casa-se com a mãe de Damião e ela diz para seu filho que Romildo é o pai dele. Damião recebe a visita de alguns irmãos os quais orando, determina a cura e ele volta a andar. Já curado, casa-se com Greice. Copola e sua esposa vão visitar a casa de Gonçalo e Irene e falam do que Deus fez nas suas vidas, pede perdão dos feitos no passado e abrem uma célula de oração na casa de Gonçalo. Em uma das reuniões de oração toda a família está presente, e em um dado momento o espírito mau que atua na vida de Flora se manifesta dizendo ser uma legião e no corpo de Flora conta os males que tem feito, Copola repreende a legião no corpo dela, a qual promete voltar. Lara atemorizada decide seguir a fé dos seus avós e todos glorificam a Deus. Lara vai visitar a casa de Maria do Céu e Orlandinho, chegando lá encontra Halley, ela fala de sua fé em Jesus Cristo e ora por todos, após a oração chega também o casal Cassiano e Alicia e decidem fazer um momento de louvor, e da mesma forma que aconteceu com Paulinho de Jesus, acontece com Orlandinho, ele pediu licença para a palavra e disse que se sentia homem e queria muito viver a vida dele ao lado de sua esposa Maria do Céu, a qual de imediato concordou, Halley pediu perdão a Lara e voltaram a ser amigos, ele a convida para fazer uma visita a sua casa e quando chegam se deparam com Donatela e Cilene, ao mesmo tempo ele a chama de Diva e Lara a chama de Donatela, todos sentam e tudo é esclarecido, e imediatamente eles reatam o namoro e já marcam a data do casamento para não viver na fornicação. Donatela muito emocionada liga para Zé Bob e pede para vir busca-lá, Em meio à conversa, Flora, Dode e Silverinha entram na casa de Silene e, que também se assustam ao ver Donatela em meio aquela reunião familiar. Dode e Flora concordam em matar a todos, Silverinha ao ver todos de joelho e clamando a Deus, se arrepende e foge da casa pedindo socorro, na saída encontra-se com Zé Bob e sua filha. A polícia chega, faz uma negociação e a dupla Dode e Flora se entregam. Na penitenciária tentam ganhar dinheiro do povo, pregando a Bíblia Sagrada (como acontece hoje). E assim termina A Favorita Versão Gospel.
Quando se tem a Bíblia Sagrada como regra de Fé, Famílias são restauradas, Traumas são curados, tristezas são substituídas por alegrias e mesmo a vida não sendo um conto de fadas, todos serão felizes para sempre.

domingo, 30 de novembro de 2008

DESASTRES ECOLÓGICOS, FENÔMENOS DA NATUREZA OU MÃO DE DEUS?

Ondas gigantes, peste de insetos, terremotos, maremotos, tempestades, inundações, etc. para cada acontecimento a ciência tem uma explicação e para você que conhece a Bíblia Sagrada, o que dizer de todos estes fenômenos que a cada dia aumentam mais? O que a ciência diz em relação à chuva de quarenta dias sobre a terra e que demorou mais de um ano para a terra secar? (Gn 7.17), à chuva de enxofre sobre as cidades de Sodoma e Gomorra? (Gn 19.24,25), as dez pragas no Egito? (Ex 7 a 12), a terra que se fendeu e tragou uma família inteira e seus bens? (Nm 16.32,33), a tempestade no mar que as ondas cobriam o barco onde estava Jesus e os discípulos? (MT 8.23-27), o terremoto na cidade de Filipos que abalou as estruturas da cadeia onde estavam presos Paulo e Silas? (At 16.26). Enfim, se eu for colocar aqui os fenômenos que aconteceram na natureza e que estão inseridos na Bíblia Sagrada e ainda mostrar que cada um deles foi provocado por Deus ou por sua permissão, teria que escrever muitas páginas. O que me chama atenção é que todos estes fenômenos foram devido ao homem ter provocado a Deus, seja diretamente ou indiretamente, fazendo o povo Dele sofrer. Deus é justo e quem vai processá-lo pelos desastres ecológicos que estão acontecendo atualmente? Quantas pessoas não aproveitam uma situação dos fenômenos da natureza, para beneficiar a si próprio? Quantas contas bancárias são abertas para arrecadar dinheiro para os necessitados, por que não somente uma conta? Quantas toneladas de alimentos que são enviadas as vítimas, chegarão aos seus devidos destinos? E as roupas e demais materiais, também seguirão seu destino certo? Vivemos no mundo tão cheio de maldades que não dá para acreditar que todo mundo ficou “bonzinho” da noite pro dia. Entretanto o que me deixa feliz é que Deus, o dono da natureza, contempla tudo e a todos e que haverá o dia da prestação de contas, onde todo o joelho se dobrará diante Dele e cada um confessará os seus atos (Rm 14.10-12). Enquanto isso faça a sua parte, não movido pelo sensacionalismo promovido pela mídia, mas por ver um ser humano que está precisando de ajuda, independente de crença religiosa, e que um dia poderá ser um de nós.

sábado, 29 de novembro de 2008

FAMÍLIA, PERIGO DE EXTINÇÃO

A mídia tem mostrado animais, plantas, árvores e outras espécies que existem na natureza que estão em perigo de extinção. Enquanto isso a mesma mídia tem mostrado o retrato da família atual, sejam em novelas, filmes, revistas, enfim nos mais diversos meios de comunicação, são filhos com uma mãe e dois pais, filhos criados por duas mães ou dois pais, jovens trocando de namorados como se trocam de roupa e indo pra cama com eles, os casados deixando seus cônjuges porque conheceu alguém mais interessante, enfim, são verdadeiras aulas de como se livrar da espécie família. Meu apelo e aos que estão solteiros, para que antes de casar vejam se realmente vocês desejam ter uma família, pois quando acontece um divórcio não apenas se perde o cônjuge, perde a união familiar entre pais e filhos, perde também o valor de datas comemorativas tais como: uma noite de natal; de fim de ano; dia dos pais; mães; crianças; aniversários; Perde-se também o álbum de família, onde foram registrados os melhores momentos vividos, onde a maioria das fotos revela momentos inesquecíveis. Por isso a frase: nenhum sucesso na vida compensa o fracasso de um matrimonio. A quem diga que casamento é um mar de rosas, mas lembre-se que muitas vezes para se cultivar as rosas, nos ferimos com os espinhos que a própria natureza gerou. E os remédios que curam as cicatrizes provocadas pelos espinhos, é o perdão, a reconciliação, o abraço, a renuncia. Se você está disposto a enfrentar os espinhos que existem no mar de rosas (matrimonio), seja doença, escassez , desemprego e demais adversidades que o dia-a-dia causa em nossa vida, esteja certo que Deus o fará feliz. Pois o nosso Deus é especialista em transformar maldição em benção, mas se um dos cônjuges não quiser entrar por este caminho, infelizmente, o outro não pode fazer nada. Oremos a Deus para que canais de televisão que tem como proprietários pessoas que se dizem de Deus, possam receber inspiração para fazer novelas, filmes, programas em horário nobre, mostrando que quando Deus entra numa pessoa, famílias são restauradas. Infelizmente estamos numa era em que o amor ao dinheiro prevalece mais que amor ao próximo. Oremos também para que as igrejas se preocupem mais com as famílias, não somente na hora do culto, mas principalmente depois, uma simples ligação perguntando se está tudo bem, já é um passo importante. Se você está enfrentando um problema conjugal e pensa em separação, veja se vai valer jogar fora o tempo da sua união para iniciar um novo relacionamento, e principalmente ore a Deus. Os dados de famílias desestruturadas são alarmantes, mas que infelizmente são transmitidas de algo muito natural, ao contrário das espécies da natureza que causa desde grandes multas até prisões. Infelizmente os valores das famílias estão em último plano neste mundo. Se você tem uma família, cuide bem dela, pois não existe lei contra os caçadores e predadores das verdadeiras famílias.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O SEXO, O CRISTÃO E A BÍBLIA

Muitos se interessam em saber o que é pecado no ato sexual para um casal evangélico. E a resposta tem sido a mesma pela maioria dos leitores da bíblia, os tais usam o livro Cantares de Salomão e citam diversas passagens as quais entendem que esta relacionada ao ato sexual. Eu também já use bastante o tal livro como orientação para o ato sexual. Após alguns anos, observei que o sábio Salomão não deve ser uma referencia para os casais, pelo simples fato de ser um personagem bíblico. Você gostaria de saber que seu conselheiro fosse uma pessoa que tivesse mais de uma mulher? E se ele tivesse dez mulheres? Quem sabe cem mulheres? Que moral ele teria para aconselhar o seu relacionamento sexual? Pois é, o sábio Salomão teve “apenas” mil mulheres, observe que se ele tivesse relação sexual hoje com uma delas e a tal fosse para o final da fila, a mesma teria que esperar quase três anos para se relacionarem novamente. O fato que o conselheiro dos casais o Dr. Salomão não fazia questão que tais mulheres fossem adoradoras de outros deuses (sinceramente, parece coisa de maníaco sexual). E tanto que na sua velhice, Deus reprovou suas atitudes pelo fato de ele ter ido fazer oferendas a deuses estranhos (I RS 11.1-13). Como este homem tem condições de orientar os casais evangélicos? Acredito que nem os de outras crenças religiosas existentes no Brasil gostariam de ter um conselheiro com tal caráter.
Atualmente prefiro orientar os casais pelo novo testamento, onde orienta que as mulheres sejam tratadas com respeito, como aconselha o apostolo Pedro: Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações (I Pe 3.7). Não temos conhecimento que Pedro teve mais que uma mulher. Também indico como conselheiro o apostolo Paulo: ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois vos ajuntai outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência (I Co 7.1-5). Apesar de Paulo não ser casado, ele apenas apresenta aqui uma sugestão dele a respeito dos casais. Colocando os três conselheiros aqui citados, com quem você gostaria de se aconselhar? A minha particular resposta é que prefiro ter minhas próprias experiências amorosas de acordo com a minha esposa. Sempre conversamos sobre todos os assuntos e chegamos aos que são bons para nós dois. Não permitimos que ninguém interfira nos assuntos de nossa intimidade sexual. O que eu oriento aos casais que desejam ter uma vida sexual prazerosa, assim como Deus deseja para todos nós, desde que fez o primeiro casal, é que dialoguem entre si, evitem falar de suas intimidades a famílias ou amigos, pois o que é certo pra uns pode não ser certo para outros e cada um tem um versículo bíblico como base no que esta dizendo. Também não permita profecias a respeito do assunto, acredite, Deus tem assuntos mais importantes para tratar, e eu já vi casamento fracassar por causa desse tipo de profetada. E para finalizar, não permita que o diabo acuse a sua mente ao ponto de tirar a sua felicidade sexual. Não deixe para gozar o que a vida tem de melhor a dois, se envolvendo com outra pessoa, é o que mais vejo quando acontece uma separação, tudo que um dos cônjuges gostaria de ter praticado, pratica agora com outra pessoa e de uma forma muito mais frustrante. Desfrute o prazer de uma vida sexual plena com o cônjuge que Deus te Deu.

domingo, 9 de novembro de 2008

O DIVÓRCIO NA VIDA DOS EVANGÉLICOS

Quando o cristão evangélico se casa, ele acredita que o casamento será eterno, até que a morte os separe. Muitos estudos têm aparecido na internet acerca deste assunto, entretanto, não adianta ficarem discutindo traduções da bíblia, mandamentos ou leis se um dos cônjuges não se interessa mais em continuar casado. Sou envolvido com aconselhamento para casais há mais de dez anos e nem por ser conselheiro, deixei de ser vítima do divórcio. Se formos procurar razões pelas quais o casamento pode acabar, encontraremos as mais diversas possíveis, tais como: a esposa não colocar as refeições na mesa; proibição de uso de algum tipo de roupa; posições sexuais; não gosta de sair de casa para se divertir; sai muito de casa para se divertir; ciúmes doentios; falta de romantismo e por ai vai, até chegar ao caso mais grave que é o adultério. Onde pretendo chegar? Fácil, o que você prefere: esperar em Deus até que seu cônjuge mude? Ou por fim na relação e partir para outro relacionamento? São duas opções, não vejo outra saída. Nos 20 anos que sirvo a Deus, conheço pessoas que esperaram Nele e em poucas semanas tiveram o casamento restituído, também conheço outros que esperam há mais de doze anos e até agora não houve resposta. Para quem já teve uma vida sexual ativa não é fácil ficar esperando, principalmente quando a outra parte esta se divertindo e muitas vezes já com uma companhia no seu lugar. Agora, no meu ponto de vista, o que não adianta é além do casamento chegar ao fim, você largar a igreja e cair na gandaia (veja você mesmo o significado desta palavra no dicionário). O diabo vai querer o tempo todo ficar lhe acusando, não dê ouvido a ele, continue seguindo em frente, sei que não é fácil, se for o caso, mude de congregação, denominação, mais se esforce para dar a volta por cima, mesmo que esteja se sentindo o(a) responsável pela separação e tentou o perdão, mas não teve resultado. Se você tiver filhos, vai precisar de forças dobradas, procure pessoas de Deus que enfrentaram tal situação e que hoje podem te ajudar. Lembre-se: não foi Deus que mandou você se casar, também não foi Ele que mandou vocês se separarem. Existem muitos pastores que não tem condições de orientar um caso como este, pois, nunca passaram pelo problema, outros até enfrentam problemas dentro do seu lar (que eu sei), mas pela posição que exerce na igreja, fica empurrando o casamento com a barriga (como diz o ditado popular), ou seja, em casa vive o inferno e até ora para que o cônjuge morra para poder se casar novamente, na igreja é o casalzinho perfeito. É como você pedir orientação a um padre sobre o viver em família, ele te dará apenas informações teóricas, e que são válidas, mas não trás tanto efeito como o que vive em família. Deixa-me repetir, estou com 43 anos de idade e metade desta, tem sido na igreja. Não tenho medo de dizer que nós precisamos ser felizes e como podemos ser felizes se a pessoa com quem casamos não aceita estar mais em nossa companhia como nos primeiros dias de namoro? Se você já tentou uma renovação no seu matrimônio e até agora não houve resultado, lembre-se das duas opções acima. Deus tem algo melhor pra você, levante a cabeça, e comece uma nova caminhada com Ele, daqui há alguns dias você estará sorrindo e com alguém ao seu lado, de frente, de costas dizendo que te ama.

domingo, 2 de novembro de 2008

DIA DE FINADOS

Pesquisando na internet sobre o dia de finados, encontrei o texto abaixo:
O dia de finados é comemorado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro, logo após o dia de Todos os Santos. Os falecidos eram lembrados desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que haviam morrido. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por aqueles que ninguém rezava ou lembrava, os falecidos. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilon pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passou a ser comemorado em dois de novembro, devido o dia primeiro do mesmo mês ser a festa de Todos os Santos. O dia de Finados é comemorado com missas e festividades em homenagem aos mortos, onde são lembrados pela família. No México o dia dos mortos é celebrado com uma festa bem característica da cultura, atraindo muitos turistas.
Por Patrícia LopesEquipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-de-finados.htm

Lamentavelmente este feriado ficou tão banalizado que ao sair de casa para ir ao supermercado, me deparei com uma realidade quase semelhante ao carnaval fora de época que ocorre no meu estado. Deveria ser proibida neste dia a venda de bebidas alcoólicas, entretanto o que mais vi neste dia foi transportes lotado em direção as praias. Por ser evangélico deveria não me preocupar, até porque a única morte que eu comemoro é a de Jesus, assim mesmo a pedido dele "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." (I Coríntios 11 : 26). Se Ele não tivesse morrido, em nosso lugar e pelos nossos pecados, seriamos nós que pagaria o preço do sacrifico. Tenho também alguns familiares e amigos que já partiram para a eternidade, é que mesmo não comemorando o dia de finados, me lembro deles e até gostaria que houvesse uma conscientização nas escolas, igrejas, famílias, etc. para que houvesse mais respeito aos feriados sejam religiosos ou não, aqueles que não professa a mesma fé, pelo menos ficasse neutro, mais que tivesse o mínimo de respeito.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A VIDA É UM JOGO

Antes de tratar deste assunto, desejei buscar no dicionário da língua portuguesa o significado das palavras JOGO, JOGAR E JOGADOR. Acabei desistindo devido à grande quantidade dos significados, então sugiro que antes de ler este artigo ou fazer algum comentário, dê uma olhadinha nele.

Primeiramente e antes de chegar a esta conclusão, observei o que tem acontecido no mundo de vários ângulos, incluindo também o mundo espiritual.

O JOGO NO MUNDO ESPIRITUAL

É mais simples de compreender, basta ler a bíblia ou simplesmente ser religioso, para ver Deus e o diabo disputando sobre a integridade de um homem que ficou conhecido como Jó. Se o tal homem blasfemasse contra Deus o diabo venceria, caso contrário, Deus venceria. Isso não foi um caso isolado, ao longo dos tempos, muitos sofreram e ainda sofrem, querendo manter a sua integridade diante de Deus. O jogo aqui teria como significados: Comportamento ou atitude de alguém que visa a obter vantagens de outrem; aposta; Manha, astúcia, ardil. Não foram estas as armas usadas pelo diabo diante de Deus? E hoje, será que todos os lideres religiosos estão imunes aos ataques do diabo para fazer uma aposta? Será que todas as decisões que tais líderes tomam, são orientadas por Deus? Já ouvi a resposta de um grande pregador (grande porque é conhecido na mídia) que disse que não são.

O JOGO NO MUNDO FÍSICO
(Físico:Referente às leis da Natureza; corpóreo; material; natural - Dicionário Aurélio)

No mundo que esta diante dos nossos olhos, vence aquele que for mais estratégico, independente de cor, raça, classe social e religião. O interesse aqui é totalmente pessoal, até aqui tudo bem, mas quando tal interesse e buscado em forma de disputa ou denegrindo a imagem do próximo e até suborno, a situação começa a complicar. Para se ter um exemplo melhor, basta ligar a tevê e acompanhar as programações das emissoras, sejam em programas religiosos, noticiários, entretenimentos. A arma mais poderosa que as emissoras usam para competir umas com as outras e atrair mais espectadores é o sensacionalismo. Arma também usada muitas vezes pelos políticos para conseguir mais votos, pelos lideres religiosos para conseguir mais adeptos. Tenhamos cuidado com o sensacionalismo, às vezes estamos tão carentes que não se dar para perceber se é a prática do amor ao próximo como Jesus nos ensinou ou se é uma falsa piedade. Outra arma usada pelos jogadores no mundo físico é o dinheiro. O que acontece quando um rico é preso por um crime cometido? E com o pobre? Como é o tratamento para ambos? Qual deles aparece com o rosto e corpo inchado de tanto apanhar? E no nosso meio evangélico, é diferente? Quem é mais bem recebido, aquele que esta a porta da igreja pedindo dinheiro? Ou aquele que chega com seu carro importado? Quem é mais visitado: o que mora na favela? ou no condomínio fechado em bairro nobre? Enquanto assisto a estes jogos, sou obrigado a conviver no mundo real onde pessoas são excluídas da sociedade por depender dos projetos prometidos pelo governo e que não saem do papel e quando sai, atinge uma minoria. Mas faz parte do jogo de pensar somente em si mesmo.


O JOGO ENTRE OS DOIS MUNDOS

Diante de tantos acontecimentos no mundo todo, citarei o mais recente e comovente divulgado na mídia que foi o caso do seqüestro em cárcere privado da adolescente Eloá e sua amiga mantidas reféns pelo ex-namorado de Eloá, o jovem Lindemberg (conforme data da publicação deste tema) onde estavam em jogo várias vidas. Em nenhum momento ouvi comentários sobre a ação do diabo como provocador daquela situação, o que se ouve é que o Lindemberg dizia ouvir um anjinho bom dizer que deixasse as meninas saírem e o anjinho mal dizendo que ele deveria matar as meninas e colocar um fim naquela história. Mas a mídia não tem interesse em divulgar o mundo espiritual, seria uma boa oportunidade para alguns lideres religiosos fazer parte da discussão entre os psicólogos, delegados, advogados e mostrar seu ponto de vista, da mesma forma como pregam em suas igrejas, dizendo que se algo esta dando errado é por causa de um mal (o anjinho mal) que atormenta a pessoa. Talvez não faça isso, por não acreditarem nem no que pregam, ou pelo simples fato de não querer misturar as coisas, no caso, o mundo espiritual do físico. Eu como cristão evangélico acredito que estamos muito distante da missão que Jesus deixou para nós fazermos, e também acredito na ação demoníaca nas vidas das pessoas, para deixar de orar mais e buscar seus próprios interesses, ao contrário do que Jesus disse: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33) o diabo já consegui inverter esta mensagem na mente de muitos, sem deixar de fora nossa classe evangélica. Faça um teste, diga que tem um carro de vender cachorro quente na sua casa e peça para seu líder religioso ir lá orar e conte os dias (quem sabe semanas, meses...) depois peça para um amigo seu que tem um grande comércio. Fazer o mesmo pedido, e veja quem vai ser atendido primeiro, se é que o segundo já não vai sair com data agendada. E quem é que esta por trás disso tudo? Ora vem Senhor Jesus.

domingo, 12 de outubro de 2008

Brasil, Sodoma e Gomorra

Ao procurar uma programação interessante na tevê, fui passando os canais e de repente me deparei com uma emissora que estava transmitindo um programa sobre relacionamentos familiares. Não passei mais que dois minutos, pois não agüentei ouvir um depoimento de uma jovem senhora dizendo que é tão liberal que alugou um filme pornô para assistir com seu filho de doze anos de idade, e dizia ela, que em um dado momento percebeu que a criança estava excitada, mas ela (a criança) não sabia explicar o motivo e começou a correr dentro de casa e a mãe corria atrás dele. E todos quantos a ouviam riam imaginando a cena “hilária” com a tal criança. Não esperei ver outro depoimento, logo me imaginei com sendo morador de Sodoma e Gomorra. Em dias passados vi um desfile de miss infantil, onde pude perceber diversas crianças rindo forçadamente, sem falar na maquiagem totalmente inadequada para aquela idade. E não para por ai, já existe programa televisivo que marca encontro para as crianças expressarem seus desejos de namorar. Quero aqui dizer que sou contra tudo isso, alguém pode até dizer que o tempo passou e eu não percebi, afinal de contas em todos os casos acima comentados, foram aprovados pelos próprios pais. Então qual a diferença do nosso país em relação ao de Sodoma e Gomorra? A palavra de Deus ensina que devemos ensinar a criança no caminho em que ela deve andar e quando crescer, não se desviará dele (Provérbios 22.6). Quando desligo a televisão e saio de casa me deparo com crianças cheirando cola nas ruas e praças, também vejo pessoas passando por elas como que já acostumados, outras revoltadas, mas sem poder fazer nada e ainda vejo igrejas evangélicas que estão mais preocupadas com a “espiritualidade” e usos e costumes dos adultos do que o futuro das crianças. E não é apenas com um departamento infantil que vamos mudar tal realidade, sabemos que se uma igreja ou instituição decidir investir no futuro das crianças, vai ter muitas despesas, e quando se fala em despesas, estamos falando em retirar dinheiro de dízimos e ofertas que já tem seus destinos traçados. Oremos ao Senhor para que a igreja não espere somente pelos governantes, mas que além dos encontros aos domingos, possam desenvolver projetos para mudar a realidade de muitas crianças, antes que venham os dias em que sofreremos penalidades maiores do que aconteceu em Sodoma e Gomorra – “E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente" (II Pedro 2:6) – finalizo este tema dizendo que um dia nossas crianças se tornarão adultas e conforme estão aprendendo, irão proceder.

Amuletos da Fé ou Sabedoria vinda de Deus para ganhar vidas?

Amuleto: Pequeno objeto (figura, medalha, figa, etc.) que, desde a mais alta Antiguidade, alguém traz consigo ou guarda por acreditar em seu poder mágico passivo de afastar desgraças ou malefícios; talismã preservativo (Dicionário Aurélio)

Lembro-me que quando adolescente recebi de minha avó uma oração costurada em um tecido, nunca tive a curiosidade de abri-lo para ler o que estava escrito. O tempo se passou e conheci a Jesus, deixando toda aquela religiosidade para trás. Mas o tempo continua passando e parece que é em circulo, pois vejo em muitas igrejas pessoas usando certos tipos de objetos dizendo que é para mudar a vida para melhor. Se um dia alguém resolver passar o dia andando de igreja em igreja, será como visitar uma feira de negócios, em uma vai receber uma toalha, na outra uma rosa, já vi lágrimas de Cristo, pão, copo com água, vidro de azeite, sal, sabonete, água do mar para lavar as mãos, tapete para passar de pés descalços, enfim, tudo isso e muito mais, sem contar os diversos tipos de envelopes. E não se trata mais de uma ou duas denominações religiosas, algumas que não adere tal sistema, entra no método da rifa ou bingo. Não quero aqui julgar nem tão pouco reprovar métodos de ninguém, até porque cada um diz que foi direcionado por Deus, e além do mais vejo pessoas contando testemunhos que através dos itens acima, foram abençoadas. O que mais me chama atenção é que estão desaparecendo do meio evangélico, pessoas que são convidadas a vir adorar a Deus pelo que Ele fez por nós e não pelo que Ele tem para dar. Parece que começamos a viver os dias em que estão dizendo: - O Cristo está ali - E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais (João 17:23). Oremos, pois ao Senhor, para que as pessoas possam ter mais desejo de ler a Bíblia e entender o verdadeiro propósito de seguir a Cristo, assim como nossos irmãos da igreja perseguida (acesse o link abaixo da missão portas abertas). Independente do que Ele tem para nos dar, sirvamos até a morte ou ao arrebatamento da igreja, que infelizmente pouco se ouve falar deste tesouro maior.

sábado, 4 de outubro de 2008

UM ASSASSINO A PROCURA DE UMA IGREJA

Aquela velha história volta a repetir-se, deseja ser bem visto pela sociedade? Então MORRA! Foi exatamente o que aconteceu com Davi. Quantos pregadores incentivam seus públicos a se parecerem com Davi, elogiam os feitos de Davi e ouvimos o povo dar glórias a Deus – eu também dou – mas tem um lado da história que não costumamos trazer para os dias atuais, isso mesmo, aquela que ele COBIÇA a mulher do seu próximo e finda seu projeto planejando a morte de um dos seus soldados para ficar com a mulher dele (...) e se fosse nos dias atuais? Sempre gosto de perguntar isso aos pregadores, como você lidaria com esta situação? Imagine se um determinado pastor conhecido como um grande pregador do evangelho, que sempre estivesse defendendo causas em prol do povo de Deus e conhecido em todo o seu país tanto pela bravura como sua riqueza, matasse o esposo de um membro de sua igreja e casasse com a tal mulher. Você falaria bem dele? Indicá-lo-ia para algum cargo? Consagrá-lo-ia a um ministério? E se o tal fosse seu filho? Seu pai? Ou até mesmo você? Amados do Senhor, falar de quem já morreu é muito bom, imagina se Davi fosse vivo, em que posição ele estaria na tua igreja? E se você fosse parente do homem que Davi matou? E freqüentasse a mesma igreja? Já parou pra pensar sobre isto? Quantas interrogações! Falar que ama é uma coisa, praticar é outra totalmente diferente. Precisamos deixar cair à máscara da hipocrisia e pregar o evangelho sem emoção, somente pra ver pessoas chorando e depois chamá-las a frente dizendo que estão cheias do Espírito Santo. Isto é o que mais vejo dentro das igrejas e quando você não glorifica a Deus em voz alta é porque está sem “unção” e famílias morrendo a míngua sem uma palavra de transformação e vida. E quando alguém “dos bancos” dá uma idéia para trabalhar melhor as famílias, é mal interpretado como quem querendo ser maior que o pastor. Se em pequenas causas pessoas dentro da igreja são mal interpretadas, imagine um caso como o de Davi. Você já parou pra pensar nos pequemos problemas que acontece na sua igreja e que em comparação a o de Davi não é absolutamente nada? Quantos amigos nossos não estão mais nas igrejas devido a erros tão pequenos e que não agüentavam mais ouvir indiretas dos que se dizem “certinhos” e olhares dos que se diziam seus irmãos em Cristo. Mas quem sabe quando os tais morrerem, nós iremos contar os feitos que Deus operou na vida deles. Lembre-se que quando ouvir de Davi ou for pregar sobre ele, coloque-se em lugar dele e da família da vítima, e assim você fará uma boa reflexão. É não esqueça, Você também é capaz.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CGADB - ELEIÇÕES 2009


É lamentável o que estamos assistindo sobre o grande império chamado CGADB. O que não entendo é o porquê de tanto desejo de muitos em busca do poder eclesiástico. O que será que gera este desejo?
1 – STATUS SOCIAL?
2 – O SALÁRIO?
3 – MELHORES PROJETOS MISSIONÁRIOS?
4 – NEPOTISMO?
Fiquei surpreso quando assisti ao programa do Pastor Silas Malafaia transmitido pela Band no sábado dia 13 de setembro, onde ele fez menção referente às primeiras sete páginas do jornal oficial da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus, O Mensageiro da Paz e o aniversário dos noventa e sete anos da igreja mãe (Belém do Pará) onde o jornal não fez nenhuma reportagem sobre este grandioso conclave espiritual. E enquanto isso estamos vendo as igrejas que não faz parte da CGADB, crescendo aceleradamente, e ainda alguns assembleianos dizendo que é divisão. Então pergunto o que é melhor: fazer parte de uma denominação onde os lideres disputam pelo poder? Ou de uma que busca fazer as coisas organizadas procurando evitar escândalos? Será que já não está na hora de uma reforma protestante, desta vez em nosso meio? Na realidade o que estamos precisando e fazer eleições para quem deseja ganhar mais vidas e apresentá-las a Deus no dia em que formos prestar contas a Ele. Eu não sou contra eleições para cargos na igreja (já postei algo sobre isto), sou contra em usar de vários artifícios para permanecer em um determinado cargo, onde os mesmos poderiam ser repassados de uma forma aonde não venha a causar escândalos em nosso meio. Não sou muito de acreditar em boatos, mas ouvi comentários que na eleição passada para presidente da CGADB, houve até consagrações de obreiros a cargos elevados, para que o mesmo tivesse o direito de votar no candidato de sua preferência. Boato ou não, pelo jeito que anda as coisas, não deixei de acreditar. Enquanto isso, nossos irmãos da igreja perseguida (ver link do site) disputam suas próprias vidas em troca do tesouro maior, como disse o Senhor Jesus: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;" Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21). Se a CGADB continuar assim, não vou me admirar em ver algumas redes te televisão exibindo programa eleitoral gratuito para os cargos que estão disponíveis na mesa diretora.

sábado, 6 de setembro de 2008

ELEIÇÃO PARA CARGOS NA IGREJA

Muitas pessoas assumem cargos na igreja sem saber conduzir o mesmo. Uns são indicados por amigos que conhecem a capacidade do seu irmão em cristo para aquela determinada função, outros são indicados por pastores que nem sequer conhecem os membros e os cargos são apenas de fachada (tipo alguns serviços públicos ou nepotismo), enquanto isso os liderados sofrem as conseqüências de um líder sem liderança. Não seria melhor promover eleição para os cargos disponíveis na igreja? Bem, penso que sim, principalmente para aqueles em que os líderes são indispensáveis e têm que realmente serem presentes, como por exemplo os do ministério de louvor, mocidade, infantil, adolescentes e escola dominical. Cada denominação sabe qual o setor que precisa de uma eleição, porém, não se faz isso porque o líder não tem coragem de substituir as pessoas não atuantes, para que as mesmas não fiquem magoadas. Enquanto isso o trabalho continua sofrendo. Vale lembrar que os candidatos precisariam apresentar propostas e ter consciência que o salário já foi pago pelo filho de Deus (salvos aqueles em que a denominação paga salário ao líder), também não vale compra de votos e os que não forem eleitos aos cargos devem unir-se aos demais para ajudar a engrandecer o Reino de Deus.

TELE SENA, É PECADO PARA O CRENTE?

Eu poderia colocar vários outros jogos (loto, mega sena, quina, etc.), mas escolhi a tele sena por se tratar de um título de capitalização. Certo dia estava em um estudo para jovens onde vários temas foram abordados e no final os jovens enviavam suas dívidas e os líderes convidados respondiam. Entre as perguntas, a seguinte: comprar tele sena é pecado? Um pastor disse que sim por se tratar de jogo, em seguida veio outra pergunta (acredito que do mesmo autor da anterior) e comprar título de capitalização do Banco onde se tem conta? O mesmo pastor disse que o do banco não é um jogo, até porque ele tem um título deste. Na realidade, não vejo diferença de um para outro, até porque ambos são títulos de capitalização onde o comprador pode resgatar parte do valor investido ao final de doze meses. Quanto à sorte, em muitas igrejas se faz bilhetes em prol de determinado objetivo, colocando como prêmio um objeto para o ganhador sortudo.

DIGA PARA O SEU IRMÃO...

Não sei se é mais um modismo evangélico, mas os cultos estão cheios de pregadores e cantores que parte da pregação é mandar que os irmãos falem algo um para o outro sem contar as frases ou palavras que pedem para pronunciar. Alguns alegam que é uma forma de memorizar, outros que é para aproximar os irmão, uma espécie de socialização (meio que forçada) e o interessante é que são pregadores de pequeno público até o mais alto escalão. Observo nas filmagens que muitos dos irmãos não obedecem ao tal do “diga a seu irmão” e quando assim o faz é porque o que está ao seu lado tomou a iniciativa. Sem falar do ministério que na sua maioria não olha nem para os lados, como que dizendo: “ô negócio chato”. Já participei de cultos em que o pregador pediu para os irmãos abraçarem a pessoa que estava ao seu lado, e uma jovem a qual o seu namorado estava tocando seu instrumento, ficou constrangida em abraçar o homem que estava ao seu lado, cuja esposa estava no departamento infantil. Na realidade eu não sei até que ponto isso é benéfico ou não para a igreja do senhor. Eu particularmente não faço uso deste método e respeito todos àqueles que assim o fazem.

domingo, 31 de agosto de 2008

VOCÊ CONHECE A SUA IGREJA?

Muitos mudam de denominações por diversos motivos, independente dos que sejam eles: mudança de endereço, usos e costumes, liturgia, enfim... O que mais me preocupa é que muitas denominações tem surgido e não se sabem os propósitos dos seus fundadores. Seria realmente amor pelas almas? Chamada de Deus? Ser reconhecido como pastor, apóstolo, bispo, etc... Ou será que existem outros interesses? A primeira coisa que todos deveriam fazer era pesquisar a vida daquele que será seu líder espiritual, em seguida o objetivo dele para com a obra de Deus. As vezes me sinto como nos tempos do apóstolo Paulo quando escreveu a primeira carta a igreja de Corinto relatando o que estava acontecendo veja o texto: 1CO 1:11 - Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. 1CO 1:12 - Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
1CO 1:13 - Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
Também nunca tinha visto inúmeras ramificações de denominações usando como título principal o nome Assembléia de Deus, e então me pergunto: porque não usar somente o nome que identifica a nova denominação? Citando um exemplo fictício: Assembléia de Deus Jesus é Legal porque não: Ministério Evangélico Jesus é legal? Estaríamos nós pegando uma carona numa denominação que está no Brasil há um século para dizermos que não se trata de divisão? Ou estamos querendo propagar com mais ênfase o nome das Assembléia de Deus? Independente de ter o nome de uma igreja conhecida é bom pesquisar quem são os lideres, seus objetivos e os motivos pelos quais Deus o orientou a fundar aquela nova denominação. Que Deus nos oriente a tomarmos a melhor decisão quando for preciso mudar de denominação, e que jamais façamos isso por contenda ou interesse próprio e sim em paz.