Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

KUDURO, A IGREJA EVANGÉLICA VAI ADOTAR ESTE GÊNERO MUSICAL E DE DANÇA?

Atualmente em se tratando de gênero musical e dança existem duas linha de pensamentos dentro das igrejas evangelicas, a primeira diz que vai se manter no estilo tradicional somente com o gênero musical Classica e Sacra e cita o versículo bíblico: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (I João 2 : 15)
, a segunda diz que abraça o classico, a sacra e um pouco de cada gênero que é para agradar os jovens e os ecleticos, e cita os versiculos bíblicos: Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais, e fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei, para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns (I Coríntios 9.19-22).
. E ai entra o forró, samba, regae, funk, entre outros. Nestes entre outros estilo musicais, chegou ao Brasil o KUDURO, a Rede Record de televisão já disponibilizou um concurso para quem dança melhor o tal ritmo, basta assistir o programa HOJE EM DIA e conferir.Lembro-me que em 1987 quando comecei a frequentar igrejas evangélicas, não existiam músicas que estimulasse a dança, quando um grupo de irmãs compraram instrumentos musicais e começaram a cantar em ritmo de forró, foi um escandalo, depois um grupo de jovens colocaram mais ritmos nos hinos do hinário do tipo samba e também foram criticados. O tempo se passou e hoje já temos grupo de pagode, forró, regae, frevo, funk e por ai vai. Por isso que acredito que logo logo, o KUDURO vai encontrar seu espaço no meio evangélico. Um dia fui visitar um retiro de jovens, e vi alguns cantando funk gospel e daçando no mesmo ritmo, e o que me chamou mais atenção é que eram pessoas tidas como espirituais, uma delas era conhecida como missionária. Vale lembrar que em shows é comum ver as jovens dançando nos pescoços dos seus namorados. Sinceramente me entristeço muito por ver o evangelho querendo agradar o povo com coisas que agrada somente a carne. Até concordo com ritmos musicais dentro da igreja os quais nos faça, bater palmas, pular, sair do lugar. Mas, ritmos que transmite sensualidade ou gestos obscenos, não deveriam estar no meio do povo que se diz de Deus. Aos lideres religiosos, desejo boa sorte ao encontra-se com Deus, pois todos prestarão contas dos seus rebanhos. Nem sempre muitos membros significa ter uma igreja cheia, as vezes significa igreja inchada. Gideão tinha trinta e dois mil homens (igreja inchada), mas Deus disse que seria melhor com trezentos (igreja cheia). Pense bem.

2 comentários:

  1. ser formos ver por escandalo, muitas pessoas quando estão cheias do poder rodopiam, saem correndo pela igreja, pulam como animais, e gritam como se ocorrese uma briga; e as pregações só falta nos deixar surdos e isso tmbm escandaliza, ja que a palavra de Deus diz que tudo deve ser com ordem e decencia, eu acho que todo ritmo é valido desde que seja para o senhor, pois nem sempre o meu gosto musical é o seu e vice-versa, precisamos ser sensatos e ver o que é bom para meu espirito alma e corpo.

    ResponderExcluir
  2. hoje o kuduro já chegou nas igrejas,principaumente no estado baiano,só´mudou o nome de kuduro p/ retété esse é um fogo estranha diante de Deus.

    ResponderExcluir