Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A MELHOR IGREJA, COMO ESCOLHER.

Na busca do melhor perfil de uma igreja evangélica para se tornar membro, acredito que os itens abaixo, devem ser observados, você também pode sugerir alguns, quem sabe posso incluir nesta lista:

Então escolha a igreja que:

01 – O Pastor não compra Objetos piratas, principalmente CDs e DVDs.
Pirataria é crime (http://www.guiadohardware.net/comunidade/lei-art/327847/), conheço pastores que colecionam CDs e DVDs piratas. Sei que não é fácil se libertar, mas um dia tomei a decisão e quebrei mais de 50 títulos e passei a alugar em uma locadora com materiais originais (pois não adianta quebrar e alugar pirata). Que moral tem um pastor que prega contra os roubos, os falsos políticos, os que não dão os dízimos e ele mesmo faz parte dos ladrões que roubam os direitos autorais? Agora também não adianta, você criticar o pastor que faz isso e você mesmo adota tal prática.

02 – Os ambientes sejam limpos.

Banheiro: Já imaginou precisar dele e encontrá-lo sujo, sem papel higiênico, sem um lavatório para as mãos? E o pior, veja se o mesmo banheiro servirá para adultos e crianças, lembre-se que crianças são bastante sensíveis a germes.
Departamento Infantil: Precisa ser um local limpo e agradável as crianças, mesmo que você não tenha filhos, mas seu convidado poderá ter, e como serão acomodadas as crianças?
Cozinha/Copa: Veja se tem copos descartáveis ou se é comunitário, onde todos usam o mesmo copo. Se os utensílios são bem guardados, livre de insetos.
Nave do templo: o lugar onde se realiza os cultos deve ser agradável aos nossos olhos, e a limpeza é fundamental, não pode haver sujeira, a equipe de limpeza deve varrer o ambiente e limpar as cadeiras e demais objetos, antes de abrir a igreja.
Passando por estes quatro setores, já dá para sentir como são os demais.

03 – As Mensagens pregadas sejam edificantes.
Sair de casa para ouvir gritos de glória a Deus e aleluia, não faz ninguém crescer na fé, muitos pastores dizem que o culto foi fogo, somente por ter ouvido gritos de glórias a Deus, aleluias e línguas estranhas, É bom que haja glorificação a Deus e Línguas estranhas, mas que não sejam manipulados pelo pregador e sim vontade própria por estar ouvindo algo que esteja falando ao seu espírito. Quantas pessoas saem do culto sem saber o tema da mensagem ou o que ela trouxe de edificação para a sua vida cristã. Visite os cultos semanais, as vezes escolhemos a igreja somente por ter ido no domingo e quando vamos na semana, parece que entramos em outra denominação, não tem pastor, o pessoal não esta bem vestido como no domingo (parece que Jesus só vem nos domingos e na semana ele manda os anjos); a pregação é feita por qualquer um que esteja presente; a mensagem pode ser o que vier a mente, e os demais são obrigados a ouvir até termina o culto. É preciso saber que só indicamos algo para alguém, quando gostamos. Por exemplo, se alguém me perguntar sobre um restaurante, com certeza vou indicar onde os pratos são apetitosos e que me deixam com saudades de retornar. Que bom seria se em todos os cultos os alimentos da semana fosse igual aos dos domingos. Não tem essa que na semana as pessoas estão estudando, basta perguntar no domingo, quantas pessoas estudam durante a semana e verá que é desinteresse mesmo.

04 – O Som seja agradável aos ouvidos.
Infelizmente muitos pastores e cantores, não sabem o mal que estão causando aos seus seguidores, parece que tem convênio com algum otorrinolaringologista, pesquisando sobre o assunto por me preocupar em ter um ambiente que não prejudique a audição dos presentes nos cultos, veja o que encontrei:
A exposição contínua a níveis de intensidade superiores a 85 dB, pode provocar danos auditivos, que podem progredir de acordo com a intensidade e duração dos sons emitidos, até a surdez total e irreversível.
Exemplos em escala gradativa de medição por decibéis:Decolagem de avião a jato (a 33 metros): 130 dB(A)Britadeira ou perfuratriz: 120 dB(A)Show de rock (alto-falantes perto): 110 dB(A)Metrô (dentro do vagão): 95 dB(A)Aspirador de pó: 80 dB(A)Carro em movimento (a 5 metros):70 dB(A)Conversa normal: 60 dB(A)Sussurro leve:30 dB(A)
Veja o relato desta pessoa:Moramos próximos a uma igreja que mais parece um circo, estamos cansados de conviver com música alta, gritaria, algazarras e sons de todos os tipos. Diálogos e acordos amigáveis não foram possíveis e a única alternativa que nos restou foi o de protestar criando este site. Queremos reunir o máximo de pessoas que passam pelo mesmo drama e tentar fazer com que estes irresponsáveis entendam que todo cidadão tem o direito de seguir uma religião ou crença, tem o direito de se manifestar orando, cantando e louvando cada um de sua maneira, mas também não podemos esquecer que todo cidadão tem o direito de não seguir e nem acreditar em nenhuma religião ou crença e principalmente, não ser obrigado a isto. Lembre-se o seu direito termina onde começa o direito do próximo. Todo cidadão tem o direito de relaxar depois de um dia inteiro de trabalho, chegar em casa tomar um bom banho, jantar com toda a família reunida, curtir um pouco de tv, ficar por dentro das noticias, ver um filme ou novela, enfim ter um momento de paz e tranqüilidade. Mas alguns cidadãos não têm esse direito devido ao grande barulho vindo de alguns templos irregulares sem nenhum tipo de isolamento ou mesmo respeito ao próximo. Devido ao grande barulho, gritos instrumentos musicais, pastores e padres que gritam e falam como se todo mundo fosse obrigado a ouvir o que eles pensam e tem a dizer. É nesse exato momento que entra os direitos e deveres. Religião segue quem quer ninguém é obrigado a seguir devido à imposição dos outros.
"Seja um crente decente,não grite no ouvido da gente".
fonte: http://www.deusnaoesurdo.com.br/

Até um beijo pode danificar os tímpanos, veja a matéria:
Beijo apaixonado perfura tímpano de jovem na China09 de Dezembro de 2008
XANGAI, China (AFP) - Um beijo ardente causou a perfuração do tímpano de uma jovem no sul da China, anunciou a imprensa nesta terça-feira, juntamente com explicações sobre como evitar um incidente semelhante.
A jovem, de 20 anos, da aldeia de Zhuhai, província de Guangdong, foi internada no hospital local, após ter perdido totalmente a audição do ouvido esquerdo, logo depois do beijo dado por seu namorado, relatou o jornal China Daily.
"O beijo exerceu uma forte tensão no tímpano e provocou a surdez", explicou o médico Li que cuidou da moça, estimando que estará curada em dois meses.
A imprensa passou a dispensar aos leitores conselhos em matéria de beijos, principalmente o Shanghai Daily, que recomendou uma certa delicadeza.
"Um beijo muito impetuoso pode provocar um desequilíbrio na pressão do ar no ouvido interno", advertiu o jornal num artigo intitulado "o beijo da morte".
Fonte: http://veja.abril.com.br/agencias/afp/afp-mundo/detail/2008-12-09-207788.shtml

05 – Tenha estudos Bíblicos.
Pode ser Escola Dominical, entretanto que o professor tenha seu plano de aula. Dependendo da distância entre a residência e a igreja escolhida, sair de casa para ir a um estudo bíblico pela manhã, (como é comum na maioria das igrejas) gera algumas despesas e tempo. E tempo é coisa que ninguém gosta de perder, principalmente no fim de semana. Já ouvi muitos pastores reclamar que o povo não está vindo aos estudos bíblicos. Será que esses pastores estão assistindo aos estudos bíblicos das diversas classes? Será que se o pastor fosse aluno, acordaria cedo no fim de semana para ir ao estudo bíblico?

06 – Tenha Culto/Reunião/Circulo de Oração.
É quase o mesmo caso do estudo bíblico, sair de casa para uma reunião/culto ou circulo de oração (o conteúdo é o mesma, só muda os nomes), sabendo que vai se ajoelhar durante 30 ou 60 minutos, depois cantar três hinos do hinário, na seqüência ouvir mais cânticos e depois ouvir um testemunho que muitas vezes só quem se alegra é quem esta contando a “história”, não é para a geração presente. Os tempos mudaram a televisão e a Internet esta cheia de pregadores oferecendo coisa melhor sem precisar sair de casa. É preciso avaliar a liturgia do culto ou circulo de oração, às vezes tem mais “profecias” do que a mensagem bíblica. Muitas igrejas escolhem os dirigentes por ter os cabelos brancos, ser da melhor idade e carinha de santo (a). Analise bem este item, oração é fundamental para nosso crescimento espiritual.

Finalmente, não quero lhe entristecer. Mas ainda não posso indicar uma igreja que tenha todos estes itens funcionando 100%, entretanto, cabe a mim e a você fazer a nossa parte orando e também nos apresentando a Deus para que se um dia chegar nossa vez de assumir uma posição na igreja, possa fazer o melhor pra Ele.

07 – Faça lazer.
Uma igreja que tem na sua programação anual dias de lazer específicos com os departamentos de Crianças, Adolescentes, Jovens, Melhor idade, Casais e Família é uma igreja avivada. As pessoas se conhecem melhor e aumenta a alta estima.

08 – Tenha um planejamento anual.
Um calendário de eventos é muito importante, mesmo que haja alguns imprevistos, se faz necessário que uma igreja como parte da sociedade, possa informar aos seus membros o que ela pretende realizar ao longo do ano. E assim os membros já se organizam para poder participar das atividades, sem prejudicar a agenda particular.

09 – Promova Assistência Social.
Para atender os necessitados que são membros da igreja e se possível instituições de caridade, moradores de rua, homossexuais, presídios, enfim, a classe social menos favorecida. Mostrando na prática o amor ao próximo.

10 – Cumpra com o Horário.
Convidar alguém dizendo que o culto termina no determinado horário e ocorre de terminar trinta minutos depois ou mais, é muito inconveniente. Da mesma forma quando marcamos um compromisso após o culto e ficamos na duvida se saímos antes de terminar ou chegar atrasado. Ocorre que quem esta na direção do culto, coloca a culpa no Espírito Santo, ou diz que são horas extras para Jesus, outros até nos lembra os dias que estávamos nas festas e não lembrávamos das horas. E ai por um, todos pagam. A igreja precisa se educar neste sentido, quando for preciso terminar mais tarde devido a uma programação diferente, avisar com antecedência e deixar claro que entende a situação daqueles que precisam sair. Sei que existe a tolerância, que não deveria passar de quinze minutos e que também poderia terminar antes, por que não? È preciso entender quem é o mal educado, se aquele que anuncia o horário do término do culto e não cumpre, ou aquele que mesmo não terminado o culto, levanta-se e vai embora.

11 - Você possa contribuir.
Nada vai adiantar se você encontrar a igreja com os itens acima e não fizer a sua parte dando sua contribuição para que a tal igreja escolhida cresça cada vez mais. Sejam com suas orações, ofertas, dízimos e evangelização. Imagine uma igreja com pessoas comprometidas e que cada uma delas se comprometa a ganhar apenas uma pessoa durante o ano, no final dele teria o dobro de pessoas. Pense nisso e que Deus te abençoe.

Obs. Estarei sempre atualizando este tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário