Páginas

domingo, 1 de novembro de 2009

Síndrome de Caim e Abel


E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? (Gênesis 4.9).

Tenho recebido alguns e-mails, como também aconselhado várias pessoas acerca de relacionamento interpessoal, e procuro na medida do possível responder a todos que me procuram, para que juntos possamos encontrar a solução para os mais diversos problemas.
Ultimamente o que me chamou a atenção foi o caso de um casal de irmãos em Cristo e também de sangue, que não se dão bem, ambos maiores de idade, ele já casado e morando em sua própria casa. Para não ir muito longe com os detalhes, resolvi responder para os tais através desta postagem.
Este tema me veio após ouvi-los separadamente, os quais com suas queixas me deixaram com insônia; eu não posso entender que dois irmãos que se dizem servir a Cristo vão viver por toda uma vida com a síndrome de Caim e Abel, quando o Senhor perguntou onde estava Abel, Caim respondeu com uma pergunta irônica. A mesma acontece quando pergunto onde ou como vai a(o) irmã(o) desses jovens, as respostas vem sempre recheada de ironias.
A pergunta é: Quem ganha nesta história? A resposta é única: Satanás. Ele é o único que ganha quando o relacionamento entre pessoas que se dizem ter Cristo e não conseguem desfrutar de uma comunhão santa e agradável ao seu Senhor.
Espero que esses irmãos em Cristo e que nasceram do mesmo ventre, possam refletir nesta mensagem e orar a Deus, pedindo a Ele prazer de fazer uma ligação, nem que seja uma vez por semana, perguntando se tudo vai bem e que possam estarem preparados para quando alguém perguntar onde está seu irmão ou sua irmã, ambos terem respostas que agrade ao coração de Deus o nosso eterno pai.
Finalizo com alguns versículos que é a chave de tudo que fazemos no nosso dia-a-dia:
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. (Gálatas 6.7-10)

Um comentário:

  1. Tenho sentido na pele a Síndrome de Caim. É impressionante com o Diabo faz meus irmão deixarem de falar comigo, principalmente quando estou mais me dedicando na obra. E me abato. De repente surge uma inveja dali, uma palavra dura de otro lado. É incrível como o inimigo procura (e consegue muitas vezes) minar a estrutura das famílias. Ore por mim. Preciso mesmo é de uma corrente de oração forte para quebrar essa maldição que tem afetado tantas famílias.

    ResponderExcluir