Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

DÍZIMOS E OFERTAS OU ESMOLAS?



Um dia estava questionando um dizimista que estava deixando de entregar o dizimo na igreja dele para entregar na minha (Eu sei que a igreja é do Senhor Jesus Cristo, a referencia "minha" significa está na minha responsabilidade como pessoa jurídica). mesmo estando precisando, não me sentia confortável em receber o dinheiro, pois não quero que os que fazem parte da minha igreja, entreguem os dízimos em outras.
Agora eu digo o seguinte: Se tiver fé, dê dois dízimos, um no lugar onde você se congrega e outro para quem você quiser entregar.
O motivo maior que às pessoas alegam é que na igreja onde se congregam tem muitos dizimistas e é muito bem estruturada. Mas imagine se todos pensassem assim, em pouco tempo o que foi construído com o dinheiro dos dizimistas, teria que voltar ao que era antes e depender da matriz, caso seja uma denominação com várias congregações ou ter que vender a estrutura, enfim.

Quando digo Dízimos ou Esmolas, apesar de ser um título bastante forte, me refiro aqueles que contribuem em determinados ministérios por pena da estrutura física do templo, do veículo do pastor, enfim, da condição financeira pastoral.

particularmente tenho sofrido isso, mas tem sido um grande aprendizado que servem de alerta para os que estão entrando no ministério pastoral por ter pessoas financiando a vida dos mesmos (pastores).

Não sabem eles (os pastores) que muitas dessas pessoas que hoje ajudam, poderão amanhã ver uma obra com mais precisão e começar a repassar a contribuição que vinha dando a meses e quem sabe anos, para uma outra denominação "pobrezinha" com um pastor "pobrezinho". Estão entendendo?

E agora? como lidar com a situação? Eu sofri isso na pele. De um mês para o outro às contribuições caíram 70% valor este que estava comprometido com reformas do templo, manutenção do carro, tratamento médicos, enfim.

A cultura de 90% dos brasileiros e ajudar ou propriamente, dar esmolas. E isso tem prejudicado muitos ministérios que como já citei, dependem do que já estavam recebendo.

Eu dou o seguinte conselho para os que gostam de dar uma ajudinha para não dizer esmolas. Foque um, dois ou quantos ministérios quiser e firme valores para cada ministério. exemplo: Ministério A R$ 100,00 - Ministério B R$ 200,00 e assim por diante e só inclua outro ministério de tiver condições de contribuir sem precisar tirar do ministério que já estava contribuindo.

Eu entrego os dízimos dos dízimos para alguns ministérios com valores fixos e quando vejo um outro ministério que precisa mais do que os que venho dando, digo pra Deus que quando vier algo a mais, eu incluirei mais um ministério, mas jamais tirarei de um que já conta mensalmente com minha contribuição para dar em outro. Pois na minha visão isso é dar esmola para quem mais precisa.

Pense Nisso! Deus te abençoe.
Pr. Lameck Galvão


3 comentários:

  1. Entendo que o dízimo deve sempre ser devolvido no ministério em que faz parte e oferta pode ser em qualquer igreja, sobre tudo na que se congrega. Bela atitude amigo.

    ResponderExcluir
  2. Penso muito de que é ético e responsável, contribuir em uma instituição em que se está congregando e se recebe orientação espiritual. Quanto às ofertas especiais, pode-se fazer onde se desejar. Penso também que há muita avareza no coração de muitos pseudo-cristãos e por isto, amargam derrotas e fracassos em suas vidas financeiras.

    ResponderExcluir
  3. Penso muito de que é ético e responsável, contribuir em uma instituição em que se está congregando e se recebe orientação espiritual. Quanto às ofertas especiais, pode-se fazer onde se desejar. Penso também que há muita avareza no coração de muitos pseudo-cristãos e por isto, amargam derrotas e fracassos em suas vidas financeiras.

    ResponderExcluir