Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

São João disse e São Pedro confirmou

No mês de junho é comemorado com mais ênfase dois santos, São João e São Pedro, aqui no nordeste é comum vê faixas e cartazes espalhado por toda a cidade, convidando o povo a uma festa como qualquer outra, com bebidas variadas, danças e comidas para todos os gostos; a diferença para outra festas, é que não se fala nada sobre a pessoa a quem se está comemorando, nem sequer uma simples lembrança sobre seus feitos em prol da humanidade. Quando era adolescente, sempre ouvia dos colegas a frase: “São João disse e São Pedro confirmou”, e a continuação da frase, não tinhas nada a ver com o que tem na bíblia, eram frases criadas com o objetivo de interesse particular. Hoje faço questão de escrever o que São João disse e que São Pedro confirmou.

Viva São João! Viva São Pedro! Por que viva? O que eles fizeram? Será que as pessoas que freqüentam as festas juninas sabem quem são os homenageados e o motivo pelo qual eles morreram? E nós cristãos, também sabemos? Se em cada dia de festa fosse pregado apenas um versículo destes abaixo, com certeza o tema das próximas festas não mais seria São João e São Pedro.

São João disse:
E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 3.1.2)
São Pedro confirmou:
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração (I Pedro 4.7).
São João disse:
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (Mateus 3.8).
São Pedro confirmou:
Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a (I Pedro 3.11).
São João disse:
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo (Mateus 3.10).
São Pedro confirmou:
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor (I Pedro 4.15).
São João disse:
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo (Mateus 3.11).
São Pedro confirmou:
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente (João 6.69).
Teria mais textos, entretanto, apenas com estes, já dá para perceber que as festas juninas, em nada lembra as palavras e os desejos de João e Pedro.
Curiosidade:
Lembrando que Batista não era o sobrenome de João, Batista vem de Batizar, e assim ele ficou conhecido; assim também como Jesus Nazareno, devido ser morador de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário