Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

São João disse e São Pedro confirmou

No mês de junho é comemorado com mais ênfase dois santos, São João e São Pedro, aqui no nordeste é comum vê faixas e cartazes espalhado por toda a cidade, convidando o povo a uma festa como qualquer outra, com bebidas variadas, danças e comidas para todos os gostos; a diferença para outra festas, é que não se fala nada sobre a pessoa a quem se está comemorando, nem sequer uma simples lembrança sobre seus feitos em prol da humanidade. Quando era adolescente, sempre ouvia dos colegas a frase: “São João disse e São Pedro confirmou”, e a continuação da frase, não tinhas nada a ver com o que tem na bíblia, eram frases criadas com o objetivo de interesse particular. Hoje faço questão de escrever o que São João disse e que São Pedro confirmou.

Viva São João! Viva São Pedro! Por que viva? O que eles fizeram? Será que as pessoas que freqüentam as festas juninas sabem quem são os homenageados e o motivo pelo qual eles morreram? E nós cristãos, também sabemos? Se em cada dia de festa fosse pregado apenas um versículo destes abaixo, com certeza o tema das próximas festas não mais seria São João e São Pedro.

São João disse:
E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 3.1.2)
São Pedro confirmou:
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração (I Pedro 4.7).
São João disse:
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (Mateus 3.8).
São Pedro confirmou:
Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a (I Pedro 3.11).
São João disse:
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo (Mateus 3.10).
São Pedro confirmou:
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor (I Pedro 4.15).
São João disse:
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo (Mateus 3.11).
São Pedro confirmou:
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente (João 6.69).
Teria mais textos, entretanto, apenas com estes, já dá para perceber que as festas juninas, em nada lembra as palavras e os desejos de João e Pedro.
Curiosidade:
Lembrando que Batista não era o sobrenome de João, Batista vem de Batizar, e assim ele ficou conhecido; assim também como Jesus Nazareno, devido ser morador de Nazaré.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Voo 447 Air France rumo a eternidade

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João 5.24).

Se fosse eu ou você nesse voo, os que as pessoas conhecidas iriam pensar a nosso respeito? Está é uma hora de reflexão para avaliar nossos conceitos em relação ao mundo em que vivemos no que se diz respeito ao próximo. Mesmo sabendo que todos os dias morrem pessoas no mundo inteiro, muito mais que a tripulação de um avião, sempre causa um sentimento de tristeza nas pessoas que tem amor ao próximo. Mas voltando ao assunto, o que pensariam as pessoas ao nosso respeito? O que temos feito no decorrer dos anos os quais Deus tem nos permitido viver? Com o que temos nos preocupado? Será que quando chegar nossa vez deixaremos alivio ou saudade para as pessoas? Será que como patrão, temos tratado bem nossos funcionários? Será que como funcionário temos sido obediente ao nosso patrão? Temos repartido o nosso pão com os famintos? Temos sido fieis ao nosso cônjuge? Temos pedido perdão a quem ofendemos? Temos perdoado a quem nos ofendeu? Temos tido tempo para brincar com nossos filhos? Tem Deus se agradado de nós? Estamos prontos para o acerto de contas no julgamento final? - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra (Filipenses 2.10). Ainda há tempo para mudar nosso comportamento para melhor, dizer: te amo! Para quem verdadeiramente amamos. Na correria do dia-a-dia precisamos separar um dia no mínimo a cada mês para dedicar a nossa família e nesse dia, desligar o celular e se divertir somente com nosso cônjuge e filhos, outro dia para os demais familiares seus pais, avós, tios, enfim, que seja o dia da família. Tire bastantes fotos suas, registre sua passagem nesta terra. Lembre-se que não somos insubstituíveis, muitas pessoas estão mortas e não perceberam, lido constantemente com empresários e vejo o quanto estão sempre ocupados, irritados, sempre colocando a culpa dos seus problemas em outras pessoas; assim também muitos empregados, que para ganhar mais, ocupam todo o seu tempo com dois, três ou mais empregos. Será que é necessário toda essa busca a um melhor padrão de vida? Se o que diferencia uma pessoa da outra é o meio de transporte, a etiqueta da roupa, e a conta bancária; Também já me preocupei com tudo isso, mas quando conheci a Jesus Cristo, minha vida mudou, mas vejo que muitos, mesmo “conhecendo” a Jesus, continuam vivendo segundo o curso deste mundo (avarentos, mentirosos, imorais, etc.), que pena, também estão mortos e não sabem. E bom lembrar que quando partimos rumo a eternidade, e conforme a bíblia sagrada e o próprio nome já diz, tal vida não tem fim, seja com Deus ou sem ele, a situação vai ser bem diferente - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação (JOÃO 5.29) - Ficarão de fora os perversos e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira; (APOCALIPSE 22.15).
Enquanto não chegar o nosso dia de receber o passaporte para a eternidade, se depender de nós, façamos o bem sem olhar a quem e boa viagem - E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. - Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (GALATAS 6.9.10).
.
Oremos pelos familiares das vítimas do voo 447 Air France como também pelos demais que perderam seus entes queridos de outro modo.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ricos opressores, nas mãos de um Deus irado

O que mais se costuma ouvir das pessoas sejam elas ricas ou pobres, é que Deus é pai e que ama seus filhos. Dizem isto para tentar convecer que Deus vai entender a situação pecaminosa as quais estão cometendo. Mas os tais não conhecem que Deus também se ira e se vinga e vai condenar ao inferno todos aqueles que não estão de acordo com sua palavra e nem sequer se esforçam para se arrepender do mal que causam a si mesmo e ao próximo: - Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que pleitearei a tua causa, e tomarei vingança por ti; e secarei o seu mar, e farei que se esgote o seu manancial (Jeremias 51:36). Envie esta postagem ao máximo de empresários, mesmo que você não conheça, envie assim mesmo, pois muitos fazem da sua riqueza o seu Deus, mande também para todas as pessoas que você conhece, para que todos tomem conhecimento através da bíblia o que ela comenta sobre os ricos e suas riquezas, é bem verdade que existem muitos ricos que já compreenderam a mensagem de Deus e o mais interessante é que muitos deles não são evangélicos, mas se alegram em poder beneficiar com sua riqueza, seus empregados bem como a muitos que precisam.

Transforme sua riqueza no canal de bênçãos

Assistindo o programa Business com João Doria Jr, ouvi de um empresário dizendo que se alegra quando vê no estacionamento de sua empresa os carros dos seus funcionários; outro já dizia que junto com outros empresários criou uma escola com o objetivo de tirar crianças das ruas e das drogas. Assisti também numa programação local (natal/rn), um funcionário dizendo que trabalha há doze anos na empresa e que a diretoria se preocupa com o bem estar dos funcionários e suas famílias. Enfim, são inúmeros relatos de pessoas que realmente entende o que significa o segundo maior mandamento que é amar ao próximo como a si mesmo, o qual já é um grande passo para o primeiro que diz: Amar a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22.37-39). Mas infelizmente muitos ricos e muitos que se passam por ricos são pessoas vazias de Deus e o que mais sabem fazer é: pagar mau salário ao funcionário; esticar a carga horária sem pagar horas extras; não aceita opiniões; não assina a carteira no período de experiência e quando na demissão, não paga pelo período de experiência trabalhada; enfim, a única coisa que sabem fazer é reclamar e se preocupar consigo. Para os tais, segue abaixo, alguns conselhos como alerta da bíblia:

Não se glorie por ser rico. (Jeremias 9.23,24)

- Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
- Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus (Mateus 19.23).

O Rico Insensato. (Lucas 12.16-21)

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos, e disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Almas têm em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

O Rico que só pensa em si. (Lucas 16.19-26)

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas, e aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado e no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio, e, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

O destino da humanidade (Tiago 1.11)

Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.

Para Deus, muitos ricos estão nesta condição: (Apocalipse 3.17)

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

O destino das riquezas dos pecadores: (Provérbios 13.22)

O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.

Muitos ricos irão envelhecer e morrer sozinhos, (Provérbios 22.1)

Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.

O amor ao dinheiro. (Eclesiastes 5.10; 1 Timóteo 6.10)

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é ilusão.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Se você tem condições de fazer mais por alguém e não faz, lembre-se que por tudo prestaremos contas a Deus e não devemos esquecer que são as nossas atitudes que dirão se iremos para o céu ou para o inferno.