Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

Lição 7 - Falsas Doutrinas

Palavra Introdutória

Muitos têm confundido doutrina com costume, e isso tem causado uma grande barreira na vida daqueles que começam a estudar a bíblia sagrada e vê que não existe base bíblica para os usos e costumes que são praticados em algumas igrejas.

1 – As Falsas Doutrinas na Igreja de Pérgamo.

Assim como na igreja de Pérgamo, hoje não é diferente, em várias igrejas vemos falsas doutrinas, algumas são usadas para estimular a fé dos seus fiéis – como dizem seus próprios líderes – e o mais interessante é que para cada situação os tais líderes religiosos mostram um versículo bíblico para dizer que estão fazendo conforme a bíblia, e assim, por falta de conhecimento, muitos são levados a crer no que estão ouvindo.

1.1 – A Doutrina de Balaão.

A Bíblia deixa claro que foi devido aos conselhos de Balaão que o povo de Israel se inclinou a outros deuses (pecado de idolatria e fornicação espiritual) e os homens começaram a se relacionar com as mulheres moabitas (pecado de fornicação literal). Entretanto não se vê em nenhum momento Balaão usando de tal artimanha, muito pelo contrario, o vemos obedecendo as ordens de Deus. (Números caps. 22, 23,24) porém cremos que ele foi o culpado devido as seguintes passagens bíblicas: Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR. (Números 31.16) ; Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. (Apocalipse 2.14).

1.1.1 – Fornicação no sentido literal.

O ato sexual fora do matrimônio é um ato pecaminoso aos olhos de Deus. O Apóstolo Paulo recomenda aos solteiros que estão namorando o seguinte: Aos solteiros e as viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. (I Coríntios 7.8 BLH).

1.1.2 – Fornicação no sentido espiritual.

A pratica do sexo com outra pessoa que não seja seu cônjuge, não é considerada fornicação e sim adultério. No caso dos israelitas, comentado no livro de números, os quais passaram a adorar outros deuses, eles cometeram o pecado de adultério espiritual e não fornicação, pois eles já tinham uma aliança com Deus. Tiago considera adultero (infiel BLH) todo aquele que sendo amigo de Deus, deseja ser amigo dos prazeres mundanos: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4. 4).

1.2 – Os Nicolaítas.

Com em toda igreja se percebe um grupo que defende uma determinada causa teológica ou faz parte de alguma classe social, os Nicolaítas conforme consta no novo dicionário da bíblia, procuravam entrar em compromisso com o paganismo, a fim de permitir que os cristãos participassem sem embaraço em algumas das atividades sociais e religiosas da sociedade íntima na qual se encontrava. Algo parecido com a doutrina de balaão. (Ed. Vida Nova, Pag.1108).

2 – Diferença entre Doutrina e Costume.

Conforme já comentado na palavra introdutória, e apenas complementando, é preciso que todo aquele que se diz crente em Jesus, se dedique no estudo da bíblia sagrada, para que não sejam vítimas de falsas doutrinas que não passam de costumes fabricados por homens avarentos vestidos de pastores.

2.1 – O costume pode ser passageiro, a doutrina permanece firme.

No dicionário Aurélio entende-se por costume: uso, hábito ou pratica geralmente observada. Já Doutrina, trata-se de um conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso. Sabemos que existe costumes que sua prática nos torna mais esclarecido, como também tem costumes que muitas vezes até inconscientemente faz separação daqueles que haveriam de herdar a vida eterna. O livro Levítico trás uma série de mandamentos que não serve mais para os dias de hoje. No novo testamento o Apóstolo Paulo alertava sobre vários costumes que o povo de Deus queria implantar nas igrejas e que não era mais necessário, uma questão muito trabalhosa foi a da circuncisão. Assim disse ele: “Não faz diferença estar circuncidado ou não, o que importa é obedecer os mandamentos de Deus” (I Coríntios 7.19 BLH).

2.2 – O Costume muda, a doutrina permanece inalterável.

Hoje com a pluralidade de igrejas que se dizem evangélicas, cada uma trás um pouco de costume que se não tivermos cuidado, nos tornaremos vítimas de falsos ensinamentos. Em algumas igrejas, a gravata é um acessório obrigatório nos homens que faz parte do ministério, em outras, tal acessório distancia o ministério dos demais irmãos, dando um tom de superioridade e por este motivo não usam. Em algumas igrejas as mulheres são proibidas de usar jóias, maquiagem, depilação, cortar o cabelo, alegando o fato de se tornarem mais santas. Em outras, usar tudo isso, faz parte da natureza feminina e não tem nada a ver com a santificação. Nos dois casos acima no que se refere aos homens e mulheres, trata-se de costumes, até porque quando se muda de denominação, na maioria das vezes os tais costumes praticados na anterior, são deixados para trás. Lembrando que para defender os seus costumes, sempre se encontra um versículo bíblico mesmo que mal interpretado.
2.3 – O costume é estabelecido por homens, a doutrina, por Deus.

Disse Jesus: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.29, 30).
Quando a obrigação de algumas normas pessoais é imposta pela igreja e não tem fundamento nos ensinos do novo testamento, é preciso ter cuidado para que não se torne um fardo pesado. Quantos pais já não se divertem com seus filhos na praia, shopping, parques, etc. porque disseram que é pecado. o evangelho que deveria trazer mais felicidade para a família, trouxe tristeza. Mas graças a Deus que ele tem aberto a mente de muitos homens que estão a frente de muitas igrejas as quais estão pregando a libertação desses costumes.

3 – O Perigo das Falsas Doutrinas.

Para quem tem o bom costume de ler a bíblia sagrada tem conhecimento do que são falsas doutrinas. As cartas paulinas e as demais cartas são pontos de referencias para um bom estudo para este tema.

3.1 – São comparadas a ventos que sopram sem direção.

Ter conhecimento da bíblia sagrada e como construir uma casa sobre a rocha. Veja o que disse Jesus: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha, E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”. (Mateus 7.24,25).
Sabemos que muito tem conhecimento da Bíblia sagrada, mas prefere ensinar o povo de uma maneira própria, desviando-os da verdade, para seus próprios interesses. Para os tais Jesus afirma: “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia, E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”. (Mateus 7.26,27).

3.2 – Fazem o crente se desviar da verdade e apostatar da fé.

O que mais se vê hoje em dia são crentes frustrados por não ter recebido de Deus o que foi prometido a eles através dos seus lideres religiosos. Muitos deram os dízimos em dobro, venderam bens para dar de oferta a “Deus”, fizeram campanhas e mais campanhas e por não ter alcançado a bênção prometida, se acharam em pecado e desistiram de servir a Deus. e até culpam as demais igrejas por acreditar que todas são iguais.

3.3 – Podem ser fraudulentas.

A verdadeira igreja precisa mostrar os dois lados da moeda, como disse Jesus: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela, e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7.13,14).
Infelizmente muitas igrejas têm aparecido mostrando que se deve servir a Deus pelo que ele tem e não pelo que ele é. Precisamos mostrar que nos dias atuais, muitos morrem por decidir seguir a Jesus Cristo.

3.4 – Têm sua origem no próprio diabo.

Precisamos ter cuidado para não sair por ai julgando as igrejas que não faz parte da nossa cultura religiosa, ou seja, da forma que aprendemos a servir a Deus. o máximo que podemos fazer é não aceitar seus ensinamentos e ter base bíblica para se for o caso, defender a sua fé. Conheço muitos que estão com suas mentes cauterizadas com os falsos ensinamentos e que não cedem em querer conhecer o que a bíblia sagrada diz a respeito d determinado assunto.

4 – A Bíblia – Espada afiada contra heresias.

Muitos livros escritos por evangélicos estão à venda no mercado, ensinando como receber a cura, ganhar dinheiro, harmonia conjugal, etc. nenhum deles é superior a Bíblia sagrada que ainda é o livro dos livros.

4.1 – Analisando o contexto.

Mas uma vez, digo que antes de ler a bíblia, deveríamos conhecer um pouco sobre hermenêutica sagrada, que é nada mais do que interpretar a bíblia por ela mesma. É preciso ter cuidado com versículos isolados, e muitos já usam uma frase solta, para defender um interesse próprio, levando uma multidão por caminhos errôneos. Jesus adverte: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22. 29).

4.2 – Examinando tudo que se fala á luz da palavra.

Jesus recomenda: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (João 5.39). Um dia ouvi alguém dizendo que quem tem promessa de Deus não morre sem antes vê-la cumpri-la em sua vida. Mas examinando a bíblia sagrada, vemos que o capitulo 11 de Hebreus fala sobre os heróis da fé e no verso 39 encontramos o seguinte: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”. O versículo deixa claro que muitos morreram sem ver cumprido a promessa de Deus.

4.3 – A espada afiada.

O Apóstolo Paulo falando sobre a armadura de Deus na vida do crente, compara a bíblia sagrada com uma espada: "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" (Efésios 6.17).
Uma espada pode ter um ou dois lados afiados, e a bíblia sagrada simboliza a que tem os dois lados afiados, conforme está escrito: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4.12).
O crente que não tem habilidade com sua espada, corre o risco de perder a batalha a qual enfrentamos dia-a-dia.
Conclusão:

Alguns poucos anos atrás, a igreja se preocupava com as seitas e heresias, atualmente a preocupação é de orientar os membros em relação aos movimentos evangélicos que tem surgido. É preciso que cada crente, tome a responsabilidade de fazer um estudo minucioso da bíblia sagrada, para não se enveredar por caminhos onde se comparam Jesus com o Gênio da lâmpada, pronto a realizar todos os seu desejos.

4 comentários:

  1. hoje em dia so se fala em ofertas e + ofertas e cristo é deixado de lado! pastores pedem dinheiro para construir igrejas, + nao tem corajem de se disfazer do seu carro importado! Os pastores devem viver de acordo com suas ovelhas!enquanto os filhos dos fieis estudam em escolas publicas os filhos de pastores fazem faculdade no exterior com o dinheiro da igreja!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estava lendo e examinando as Escrituras Sagradas. Pois hoje na escola Biblica da minha igreja, o estudo foi exatamente sôbre este assunto. Que DEUs possa cada vez mais abençoar o seu ministério!

    ResponderExcluir
  3. A lição é muito boa e proveitosa,eu aprendo muito,mas eu queria saber se existi espaço na bíblia pra praticar a masturbação.

    ResponderExcluir