Páginas

sábado, 7 de março de 2009

Lição 06: Tribulações e Perseguições

Tema Principal do Trimestre: Perigos que Rondam a Igreja
Lições da Palavra de Deus/Jovens e Adultos nº 17 / Ano 5 / 2009
Editora Central Gospel

Comentada por Lameck Galvão

Palavra Introdutória.

Tendo como tema central do trimestre: Perigos que rondam a igreja, não vejo razão para este assunto está inserido, até porque tribulações e perseguições sempre fará parte na vida daquele que deseja fazer a obra de Deus com dedicação. Aproveitando o tema e antes de passar para o primeiro tópico, seria bom que em no máximo cinco minutos, duas ou três pessoas contasse em forma bastante resumida uma experiência que esteja ou está passando para que outros sejam edificados.

1 – Os Problemas na Igreja de Esmirna.

Quando lemos as cartas de Jesus às sete igrejas da Ásia, escolhemos a igreja de Filadélfia para ser a nossa igreja e desprezamos as demais. Mas com a convivência logo percebemos que em cada denominação tem algo que lembra as outras seis.

1.1 – Tribulação.

Adversidade, contrariedade, aflição, amargura e tormento, são sinônimos de tribulação (Dicionário Aurélio). Quem já não foi vítima da tribulação? Alguns de uma forma mais leve outros de uma forma mais forte. A tribulação já levou muitos crentes a se desviarem da igreja, abandonando a fé e retornando ao mundo e suas práticas em que antes viviam. Mas são pessoas que não guardaram a palavra de Deus em seus corações, e quando veio o primeiro vendaval (luta), deixaram de acreditar na providencia divina. A palavra de Deus é como uma vacina antibacteriana. Quando se é vacinado contra uma doença, o vírus da mesma, não prevalece na pessoa vacinada, assim é o vírus do pecado, quando ele ataca alguém que não tem a bíblia sagrada como regra de fé, apenas a lê esporadicamente, logo esta pessoa poderá sofrer as conseqüências do tal vírus. Mas quando a pessoa tem conhecimento e acredita que a bíblia é verdadeira e que os personagens dessa história passaram por situações piores que a nossa e os que confiaram em deus venceram, nos tornamos participantes dos heróis da fé (Hebreus Cap. 11).

1.2 – Blasfêmia.

Os crentes de Esmirna sofriam blasfêmia por parte de alguns judaizantes, os Judeus queriam que os costumes da lei prevalecesse na vida daqueles que já haviam aceitado a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, mas Cristo alertou: “ Eu sei o que vocês estão sofrendo, são pobres, mas, de fato são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são, falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a satanás. (AP 2.9 BLH). Será que a situação mudou nos dias atuais? Claro que não. O que mais se vê é uma igreja falando mal da outra, e o motivo é o mesmo de antigamente: usos e costumes. Antes era devido a guarda do sábado, os dias de festas, a circuncisão etc. hoje anda permanece alguns que defendem a guarda do sábado, mas o grande motivo do falatório são devidos a roupas, jóias, corte de cabelo, barba, modo de falar (gírias), liturgia do culto, etc. O Apostolo Paulo já comentava sobre este tipo de “irmão” que visitava as igrejas para querer implantar seus costumes naqueles que já forma libertos: “porém alguns tinha se juntado ao nosso grupo, fazendo de conta que eram irmãos na fé, e queriam circuncidá-lo, eram homem que tinha entrado para o grupo como espiões a fim de espiar a liberdade que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus e para nos tornar escravo de novo”. (Gl 2.4).

1.3 – Perseguição.

Alguns crentes (incluindo pastores) desconhecem que existe uma classificação de 50 países que mais sofrem perseguições, por isso quando vai falar de perseguição, tomam como exemplo acontecimentos bíblicos e histórias antigas. O bom seria que todos os lideres religiosos fossem assinantes da revista portas abertas (ver site: http://www.portasabertas.org.br/). Viver no Brasil como crente em Jesus e dizer que é perseguido, só mesmo não conhecendo a história dos que vivem nesses países onde dizer que é cristão, corre o risco de ser preso ou já pode ser considerado morto. Vejamos alguns temas de reportagem extraído da revista portas abertas nº 12: China (10º) – Filho de pastor sofre agressão e não pode ser socorrido; Sri Lanka (36º) – Pastor é assassinado depois de ser raptado; Paquistão (15º) – Cristãos acusados de profanar o Alcorão são presos. (os números entre parênteses significam o grau na escala de perseguição). Em nosso país a constituição brasileira nos dá liberdade de pregar o evangelho. Possa ser que um dia a nossa realidade seja outra, mas até então, agradeçamos a Deus a nossa liberdade religiosa e aproveitemos para pregar a palavra de Deus.

1.4 – Pobreza.

“... Sei que são pobres, mas, de fato são ricos” (AP 2.9a BLH). Jesus não tem interesse em riquezas materiais, por isso disse que os crentes de esmirna eram ricos, acredito que se referindo à riqueza espiritual, de não negar a fé diante das tribulações e perseguições. Jesus não tem interesse em receber oferta de crente que anda intrigado com o seu próximo, por isto ele recomenda: “portanto se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus, e lembrar que seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão, depois volte e ofereça a Deus a sua oferta”. (Mateus 5.23,24). Sua oferta sempre será bem vinda a casa do Senhor, pois a igreja depende das ofertas e dízimos dos que a freqüentam para a manutenção no seu dia-a-dia e para o sustento de alguns obreiros. Mas não serve para encobrir uma situação mal resolvida com seu próximo. E o desejo de Deus é que primeiramente sejamos ricos interiormente e como conseqüência, as nossas necessidades serão supridas. Quanto ao estado físico da pobreza, precisamos ter cuidado para não fazermos acepção de pessoas, pois o mesmo sangue que foi derramado em favor dos ricos foi também em favor dos pobres.

2 – As tribulações Descritas no Salmo 107.

Por quatro vezes lemos neste salmo que quando o povo clama, Deus responde (107.6,13,19,28). Deus é o mesmo e não mudou, muitos estão por ai oferecendo uma bênção instantânea, outros estão sendo iludidos por tais ofertas, mas sabemos que Deus faz tudo na hora que ele deseja.

2.1 – Atribulados por Falta de Direção. (107.4-7)

“Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitarem. Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia e clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades e os levou por caminho direito, para irem a uma cidade de habitação”.

Quem já não perguntou a si mesmo: “o que fazer agora?” Moisés quando se viu sem saída, deve ter questionado a Deus sobre o que fazer, até que Deus disse: “Porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14.15). o avanço tecnológico, crise financeira, mau planejamento, tem sido a causa de muitos está se perguntando o que fazer ou que direção deve seguir. Por outro lado muitos se aproveitam da situação, alguns usam até a bíblia como se fosse um livro mágico de soluções imediatas. Mas Deus tem aberto as mentes e dado direção aqueles que o buscam com sinceridade em oração, jejum e leitura da bíblia.

2.2 – Atribulados por Desprezar a Palavra de Deus. (107.10-14)

Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro, porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo. Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse. Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades. Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.

A Bíblia é clara quanto aos que desprezam os ensinamentos que um dia aprenderam e chegaram a dizer que eram salvos em Jesus Cristo: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”. (2 Pedro 2.20-22).

2.3 – Atribulados Porque Cometeram Iniqüidades. (107.17-21)
“Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos. A sua alma aborreceu toda a comida, e chegaram até as portas da morte. Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades. Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens”.

Vivemos atualmente no mundo onde ficamos em dúvida em quem confiar a todo o momento assistimos caso em que estão envolvidas pessoas que deveriam nos representar (juízes, advogados, policiais até do mais alto escalão, enfim) deixei os políticos de fora, por estarmos já acostumados com os escândalos que são cometidos quase que diariamente. A perversidade e a injustiça têm crescido assustadoramente e se o povo de Deus não orar, serão vítimas dentro da própria igreja, praticando injustiça uns com os outros, isto é iniqüidade, e Deus não está presente onde reina a iniqüidade.

2.4 – Atribulados Pelas Catástrofes da Natureza. (107.23-30)

“Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas. Esses vêem as obras do SENHOR, e as suas maravilhas no profundo. Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas. Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias. Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino. Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades. Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado”.

Terremotos, onda gigantes, furacões, etc. têm ocasionado tribulações nas pessoas em vários locais do mundo inteiro. Uns dizem ser a mão a Deus, outros dizem ser efeito da própria natureza. Sendo uma coisa ou outra, sabemos que quando acontece um desastre ecológico, muitas pessoas são convocadas para ajudar e dentre elas estão os missionários anônimos que aproveita a oportunidade para pregar o evangelho. Na maioria das vezes essa é a única maneira para entrar em um país onde não se pode pregar a bíblia sagrada.

2.5 – Atribulados por Necessidades Básicas. (107. 33-38)

“Ele converte os rios em um deserto, e as fontes em terra sedenta; A terra frutífera em estéril, pela maldade dos que nela habitam. Converte o deserto em lagoa, e a terra seca em fontes. E faz habitar ali os famintos, para que edifiquem cidade para habitação; E semeiam os campos e plantam vinhas, que produzem fruto abundante. Também os abençoa, de modo que se multiplicam muito; e o seu gado não diminui”.

Habitação, Segurança, Educação e Lazer, são necessidades básicas de todo ser humano, ter condições financeiras que possa usufruir destes itens, já é motivo de ser grato a Deus. Mas, e se faltar alguns destes itens, devemos reclamar de Deus? Estamos sendo amaldiçoados? Pecamos? Deus está nos provando? Independente da situação aconselha o Apóstolo Paulo: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8.35-39).

3 – Como Agir Diante das Tribulações.

Em primeiro lugar, precisamos saber em quem devemos confiar, pois se contarmos o motivo da tribulação a pessoa errada, corremos o risco de sofrer ainda mais. Não se deve contar apenas por a pessoa ser um líder religioso, se não existe afinidade com a tal, em alguns casos é melhor passar pela tribulação sem contar pra ninguém.

3.1 – Crer que Deus Agirá Para Sairmos da Tribulação.

É preciso lembrar alguma tribulação anterior a qual enfrentamos e Deus trouxe a solução. Às vezes somente os testemunhos bíblicos não ajuda, por isso que as nossas próprias experiências com Deus nos garante que sairemos da tribulação.

3.2 – Aprofundar-se na Palavra de Deus.

É fundamental não ser somente conhecedor, mas, participante da palavra de Deus e também das aflições de Cristo, como diz Pedro: "Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (I Pedro 4.13).

3.3 – Ter Paciência.

Tiago aconselha: "Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia." (Tiago 5. 7).
Como é bom ouvir um: “tenha paciência”, acompanhado de uma ajuda que venha prover a necessidade do nosso irmão. Pena que muitos já perderam a sensibilidade de ajudar ao próximo.

3.4 – Glorificar a Deus.

Glorificar a Deus na tribulação e dizer que se não tivéssemos com ele, a nossa situação seria pior, muitos já teriam cometido suicídio, homicídios e coisas que comprometiam para sempre suas vidas. Já existem muitos lideres evangélicos que aconselham seus seguidores a não glorificar a Deus nas tribulações, alegando que é coisa do diabo. É preciso estar atento com os que usam versículos isolados para propagar uma falsa realidade bíblica.

3 - Resultados Produzidos Pelas Tribulações.

O Apóstolo Paulo nos dá um conselho quando escreveu a igreja de Roma: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8.28)
Tribulação faz parte de todas as coisas, se faz necessário usar todas as armas que o crente possui: Oração, Jejum, Louvor e adoração, leitura da bíblia sagrada. Sei que não é fácil, pois junto a tribulação vem o desânimo, mas mesmo gemendo precisamos no mínimo, clamar a Deus.

4.1 – Humildade

Todo aquele que segue a Jesus deve ter o desejo de praticar seus conselhos: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11. 29)
Uma escada não deve ser lavada de baixo para cima, pois a cada degrau lavado, suja o anterior. Assim é na igreja do senhor Jesus, para que os membros sejam humildes, se faz necessário ter uma liderança também humilde, não se trata de uma regra, mas de uma necessidade.

4.2 – Busca por Deus.

Deus usando o profeta Jeremias disse: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29 : 13)
Muitas vezes deixamos para buscar a Deus de todo o coração, quando estamos enfrentando tribulações, depois somente o buscamos por costume. Não devemos ficar em casa se temos condições de estarmos na igreja, não que a presença do nosso Deus esteja somente na igreja, mas se temos esta liberdade, precisamos aproveitar.

4.3 – Revigoração da Fé.

A tribulação não tem pretendente, quando ela chega, ou você desiste de seguir os passos de Jesus ou sua fé recebe novo vigor. Pedro recomenda: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse, mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. (I Pedro 4.12,13). A escolha está dentro de nós.

4.4 – Aperfeiçoamento do Caráter Cristão.

Quem diria que Davi um jovem pastor de ovelhas derrotaria um gigante? Pois é, ninguém. Ele mesmo contou suas tribulações quando tinha que livrar suas ovelhas dos predadores: “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo”. (I Samuel 17.34-37). Nem seu próprio pai conhecia a experiência de guerra do seu filho. Chegará o seu tempo de colocar em prática o que aprendeu com a tribulação, talvez, nem seu próprio pastor entende, mas acredite, se você não desistir, ele vai entender.

4.5 – Novas Atitudes.

Cada pessoa tem um comportamento diferente da outra, a própria psicologia reconhece isto. Nem todos tem as mesmas atitudes diante das tribulações, entretanto se faz necessário termos em igual, a fé que iremos passar por ela e que Deus será conosco. Ele mesmo prometeu que estaria conosco: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28. 20)


4.6 – O Peso da Glória.

A tribulação pode nos deixar cansados e muitas vezes cabisbaixo, já vi pessoas entrarem em estado de depressão. Mas, Jesus nos faz um convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11. 28). Acredite que por mais que esteja pesado a tribulação, Deus aliviará, pois ele tem cuidado de nós.

Conclusão:

Perseguições e tribulações não são perigos que rondam a igreja, mas se não tivermos em constante oração, seremos presas fáceis para o adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário