Páginas

domingo, 1 de março de 2009

Lição 5 - CONSEQUÊNCIAS DO DECLÍNIO DO AMOR

Tema Principal do Trimestre: Perigos que rondam a igreja
Lições da Palavra de Deus/Jovens e Adultos nº 17 / Ano 5 / 2009
Editora Central Gospel

Comentada por Lameck Galvão


Palavra Introdutória

A frase: “EU AMO VOCÊ”, esta cada vez mais banalizada, muitos em nosso meio mais parecem atores de novelas que são pagos para pronunciar a tal frase em seus papeis. Mas faz parte da profecia que diz: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24.12)

1 – Os quatro tipos de amor na bíblia.

É muito bom o cristão conhecer os quatro tipos de amor que está contido na Bíblia Sagrada, melhor ainda é aplicá-los em sua própria vida. Até mesmo o amor EROS faz fazer parte da vida dos solteiros, não me refiro à prática dele que é o ato sexual, mas o desejo de ter um cônjuge e ter relação sexual com ela (a pessoa). O apóstolo Paulo escreveu o seguinte: “Aos solteiros e as viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando em desejo (BLH I Coríntios 7.9). O amor STORGE o qual está relacionado aos parentes, muito se aproxima do amor PHILLOS, entre amigos. No livro de provérbios podemos ler: “Algumas amizades não duram anda, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão (Provérbios 18.24). Também encontramos Jesus fazendo referencia aos seus seguidores como sendo seus parentes: E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe (Mateus 12.46-50). A falsidade tem achado lugar no meio das famílias e amizades, com isso o amor tem ficando em segundo plano. A Bíblia deixa claro que a falsidade tem encontrado seu espaço desde muitos anos (alguns exemplos: Gn 25.29-34; Gn 37.1-36; Marcos 6.18; Mt 12.46-48), não são os filmes e novelas que ensina a pratica, eles apenas ensinam como se aperfeiçoarem. Somente o amor ÁGAPE, quem vem de Deus, através do Espírito Santo restaura o amor entre as famílias e os amigos, mas é necessário que cada um de nós estejamos desejosos de aceitar este tão sublime amor. Que preço você estaria pronto a pagar para resgatar uma ovelha? Você que diz que ama, tem se preocupado com o próximo? Você que é pastor, tem procurado saber como vai os seus liderados? E você professor da Escola Dominical, tem feito algum contato extraclasse aos seus alunos? Enfim, pratiquemos o verdadeiro amor uns para com os outros, pois um dia haveremos de prestar contas a Deus por este sentimento tão importante. “Amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;” (I Pedro 1.22).

2 – As graves conseqüências do declínio do amor (Ágape).

Quando se acostuma com o amor Ágape, a igreja corre o perigo de entrar na fase de não valorizar e perde o desejo de buscar cada vez. Não devemos nos acostumar com algo que podemos usufruir cada vez mais. Tem igrejas que aos domingos parece que o amor Ágape está presente mais que os demais dias da semana, quando o numero de freqüentadores não ultrapassa dez por cento. Será que a metade dos freqüentadores estão ocupados durante a semana a noite ou deixaram o primeiro amor?

2.1 – Desmotivação para realizar a obra de Deus.

O evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo está tão desgastado por falsos ensinamentos, cultos sem unção, lideres desmotivados, costumes tradicionais, etc. que até mesmo os escolhidos estão se desmotivando para fazer a obra de Deus. Sei de muitos que só vai à igreja quando está escalado para alguma tarefa, fora isto, prefere ficar em casa até mesmo assistido uma programação que é do seu agrado, outros estudando ou simplesmente não fazendo nada. Não sou hipócrita de dizer que sou contra ficar em casa, pois não é fácil sair de casa para ouvir uma pregação que lhe faz mais dormir do que glorificar a Deus ou ouvir gritos de pregadores que mais parecem animadores de palco. Amor Ágape não é ir à igreja todos os cultos e sim, saber por que está indo. As ovelhas de hoje percebe quando o trabalho não é feito com amor, quando o interesse maior é o dinheiro, não o amor ao próximo, mas a bíblia adverte: Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhe deu, e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir (I Pedro 5.2 BLH).

2.2 – Retirada da presença de Deus.

Quando o crente em Jesus deixa de freqüentar a igreja, não é motivo para dizermos que o mesmo abandonou a fé em Jesus. Pois está afastado da igreja é uma coisa, e de Deus é outra. Muitos lideres não percebem que eles mesmos estão afastando o povo da igreja. Não me refiro a saída de alguns poucos membros, mas de uma quantidade considerável. Isso me faz lembra o que alguns professores universitários diziam: - “se a minoria dos alunos tira notas baixas na prova, a culpa é do próprio aluno que não estudou a matéria, e quando a maioria tira notas baixa, a culpa é do professor que não conseguiu passar com clareza a matéria.” – infelizmente quando a segunda situação acontecia, os próprios professores que assim falavam, não assumiam a responsabilidade. E na igreja, você já ouviu de algum líder dizendo que assumi a inadimplência dos liderados? Oremos como o profeta Habacuque: "Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra...(Habacuque 3.2a).

3 – O Declínio do amor restringe os dons.

O Apóstolo Paulo escrevendo a igreja de Corinto disse: “O amor é eterno, existem mensagem espirituais, porem elas durarão pouco, existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo, existe o conhecimento, mas também terminará” (I Coríntios 13.8 BLH). Se Deus te deu um dom espiritual, use-o com amor, não se exalte, não se sinta mais santo do que os outros. Já vi uma família inteira se desmoronar por viver correndo atrás de profecias, eles criam mais no que os “profetas” diziam, do que na palavra de Deus. Hoje é comum ouvir as pessoas dizendo: “O Bispo disse”, “O Pastor disse”, “O missionário disse”, etc. tudo bem que eles digam, mas o que diz a Palavra de Deus sobre o que você ouviu? Os crentes de uma cidade chamada Bereia, gostavam de conferir nas escrituras sagradas, tudo que ouviam por parte dos pregadores para saber se era verdade (Atos 17.11). Uma das primeiras aulas na classe de discipulado deveria ser hermenêutica sagrada que é a arte de interpretar a bíblia por ela mesma, com tal ensinamento a igreja cresceria na graça e no conhecimento e seria o primeiro passo para que o amor andasse em paralelo com os dons espirituais.

3.1 – A falta de amor resulta em atitudes medrosas.

Ouvi um breve testemunho do cantor Lázaro, ex-integrante da banda Olodum, dizendo que ao abandonar a maconha, não consegui deixar o cigarro e falou com o pastor de sua igreja, explicando que não iria ser crente porque não conseguia deixar o vicio do cigarro. O pastor por sua vez disse que não deixasse de continuar indo a igreja, pois se os demais “irmãos” falassem alguma coisa, ele se responsabilizaria e se for preciso, colocaria o oficio de pastor em risco para ajudá-lo. ISSO É AMOR. Vale lembrar que na época Lázaro não tinha nada a oferecer, e muitas vezes nem o que almoçar. Não temos visto muito destas atitudes hoje, devido a muitos que ao receber um título de pastor, pensam que são as pessoas mais sábias que as demais, que eles sabem de tudo e esquecem o que o salmista disse: “Eu entendo mais do que todos os meus professores, porque medito nos teus ensinamentos, Tenho mais sabedoria do que os velhos, porque obedeço os teus mandamentos (Salmo 119.99,100). Muitos não se apresentam mais com o seu nome de registro de nascimento, antes era: Fulano de Tal dos Azois, hoje alguém pergunta: Como é seu nome? e eles respondem: “ meu nome é PASTOR Fulano de Tal dos Anzóis. Isso me faz lembrar de um homem que iniciou um ministério de evangelizar países onde a igreja é perseguida e que nem todos que tem o título de pastor, tem coragem de encarar, e como será que esse irmão é conhecido em nosso meio? Apóstolo? Missionário? Pastor? Bispo? Não, ele é conhecido como IRMÃO ANDRÉ. Se desejar conhecer mais sobre sua vida acesse: http://www.portasabertas.org.br/.

3.2 – A falta de amor inibe o perdão dos pecados.

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18.21,22). A questão do perdão tem sido motivo de discussão devido muitos ter a duvida de como proceder com o próximo após a liberação do perdão. Tem situações que não dá pra esquecer, a pessoa até perdoa o mal que lhe fizeram, mas não está na obrigação a continuar com o mesmo relacionamento de antes. Isto é muito pessoal, se vê muito sobre esta questão de perdão, quando um dos cônjuges é traído, perdoa, mas não deseja continuar casado, e a própria bíblia declara que em se tratando de adultério, o divórcio não é pecado. (Mateus 5.32). temos que ter amor quando formos tratar de perdão, pois falar sem ter sentido na pele a situação é muito bom. Sugiro aos conselheiros que quando for falar sobre o ato de perdoar, se coloque no lugar do perdoador e do perdoado.

3.3 – O declínio do amor limita a compreensão das revelações de deus.

Se você soubesse o que Deus pode dar... (João 4.10 BLH), Jesus ao encontrar-se com uma mulher samaritana, pediu água e ela vendo que Ele era Judeu, recusou o pedido, pois os samaritanos não se davam bem com os Judeus. Sabemos muito bem que o propósito de Jesus era abençoar a vida daquela mulher. a falta de amor tem sido a causa de muita divisão na igreja, quantos pastores estão orando para que Deus revele pessoas as quais possam ajudá-lo na obra e quando Deus manda, os mesmos se recusam de recebê-los e acabam consagrando outros que na hora da batalha ficam escondidos atrás dos montes, assim como ficaram os irmãos de Davi, os quais se não fosse a intervenção divina, teriam sido consagrados pelo profeta Samuel o qual naquele momento, olhava apenas o exterior dos “guerreiros”. (I Samuel 16). Depois o pastor ainda fica perguntando a Deus onde foi que errou, enquanto isso, muitos estão no meio da igreja dizendo como Jesus: “Se você soubesse o que Deus pode dar”.

Para compreender as revelações de Deus, O Apóstolo Paulo escreveu: “Peço também que por meio da fé, Cristo viva nos corações de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua LARGURA, COMPRIMENTO, ALTURA e PROFUNDIDADE. Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês, com a sua natureza. (Efésios 3.17-19 BLH).

3.3.1 – Compreender a Largura.

Amplo, Grande, Extenso, Vasto, são alguns do significado de largura encontrado no dicionário Aurélio da língua portuguesa. Isso mostra que Deus tem grandes revelações para o seu povo, sejam revelações para alargar sua vida espiritual, financeira ou sentimental, basta que busquemos compreender com amor tais revelações. Pois Deus nos ama e sabe das nossas necessidades.

3.3.2 – Compreender o Comprimento.

Quando estamos viajando via terrestre, muitas vezes nos deparamos com uma estrada que parece não ter mais fim, quanto mais se anda, mas detalhes descobrimos. Assim é o amor de Deus, quando pensamos que conhecemos, ainda nos falta muitos quilômetros a percorrer, como diz o texto acima, é impossível conhecê-lo perfeitamente, ou seja, na sua totalidade.

3.3.3 – Compreender a Altura.

No inicio dos povos após o dilúvio, todos falavam uma mesma língua e juntos decidiram construir uma cidade, cuja torre chegasse ao céu, com o objetivo de ficarem famosos e permanecerem juntos todo o tempo. (Gênesis 11.1-9 BLH). Assim como Deus destruiu a tal cidade, ele sempre vai mostrar que ninguém poderá adquirir conhecimentos que sejam comparados aos Dele. Muitos ainda lutam para provar a inexistência de Deus, mas tem sido em vão. Nós cristão aguardamos o grande dia de podermos está com ele nas alturas e vê-lo assim como Ele é. Por mais que estudemos teologia e mesmo que alcancemos o grau de doutor em divindade, jamais seremos capazes de entender Deus em sua totalidade. Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana. (I Coríntios 1.25).

3.3.4 – Compreender a Profundidade.

Na psicologia profundidade está relacionado ao caráter ou ao inconsciente. O amor faz parte do caráter de Deus, assim como deveria fazer parte do nosso. Veja o exemplo maior do amor de Deus: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16). e o desejo de Jesus para conosco é: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15.12). Quando verdadeiramente compreendermos estas duas lições, estaremos conhecendo um pouco da profundidade do seu amor.

Conclusão:

Estamos vivendo uma época em que muitos se passam por crentes convertidos e é preciso pedir ao Espírito Santo que nos oriente com sabedoria para não sermos vítimas desses aproveitadores, que em se tratando de amor são verdadeiros profissionais capazes de enganar até os pastores com seus elogios, mas que não passam de sepulcros caiados. Desejo a todos que: "Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados." (Judas 1.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário