São inúmeros motivos pelos quais empresas se quebram, quando me refiro a empresa, também estou incluindo as microempresas e empresas de pequeno porte.
FALTA DE FEEDBACK
Eu mesmo já pedi informações a
empresas de diversos seguimentos e não tive retorno, ou quando tive já havia
resolvido o que queria (compra ou serviço). Teve uma empresa que se justificou
falando sobre os problemas pessoais, algo que o cliente não precisa e nem tem interesse
em saber.
POR QUE ISSO ACONTECE?
Isso acontece muito nas empresas
que fornecem o whatsapp como meio de interação, mas que na verdade o mesmo
número também é pessoal e tem muitos contatos, dificultando assim o retorno
para o cliente.
COMO RESOLVER ISSO?
Ø Informando
no meio de comunicação (redes sociais/cartão de visitas/panfletos, etc) que não
fornece informações via whatsApp ou que responde até “X” (quantidade) de tempo,
para não deixar o cliente esperando;
Ø Agendar
um horário para responder ao cliente, que poderá ser a cada hora;
Ø Conforme
for a demanda de clientes em atendimento e também para responder as mensagens que
chegam, seria interessante deixar alguém responsável para o feedback.
Acredito que observando e
praticando um dos itens acima, já vai gerar mais credibilidade para com a
empresa.
MAU ATENDIMENTO
Conversei com um cliente
insatisfeito pelo fato de ter sido mal atendido em uma empresa recém-aberta, o
mesmo relatou que por ser uma empresa que estava iniciando, decidiu se tornar
cliente, mas não durou muito tempo, o dono da empresa não tinha como dar o
troco e o cliente já conhecido disse que iria a casa buscar o dinheiro, algo
que não foi aceito pelo dono, gerando assim a perda do cliente o qual relatou a
ignorância do empreendedor.
Mas nem sempre o mau atendimento,
vem através de discursões entre os que fazem a empresa e o cliente, algumas
vezes vem pela falta de atenção que faltou para com o cliente, a informação do
produto que não foi bem repassada e deixou o cliente na dúvida, preferiu atender
ao telefone no momento que atendia ao cliente, etc.
COMO RESOLVER ISSO?
NÃO CONHECE O PRODUTO QUE VENDE
A falta de treinamento numa empresa , causa muito prejuízo a mesma, pois a cada dia o mercado está se modernizando e se faz necessário preparar os funcionários para conhecer o produto que se oferece na empresa. Já houve casos que o cliente explicou para o vendedor como funciona determinado produto. É bem verdade que não podemos exigir tanto por exemplo de um vendedor sobre determinado produto, mas pelo menos o básico o vendedor precisa saber.
COMO RESOLVER ISSO?
Através de treinamento, onde o
funcionário passa a conhecer o produto que a empresa tem a oferecer. Dessa forma
o funcionário vai ter mais segurança para repassar ao cliente, gerando no
cliente confiabilidade no produto que está adquirindo.
Lameck Galvão
Gestor de RH
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