Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2018

CAPACITANDO LÍDERES E OBREIROS

Para quem não conhece esta imagem, e fosse feito a seguinte pergunta: Quem é o líder dos treze? Com certeza a resposta seria o que estava sentado com o pé na bacia.
Este é o maior exemplo que temos de liderança espiritual, onde o líder é o que está lavando o pé de um dos liderados e ainda vai lavar o de todos.

Precisamos entender que os estilo de liderança de Jesus, é um exemplo para todo o tipo de liderança, seja ela espiritual ou não. Já visitei muitas igrejas e em alguma delas encontrei pastores "líderes" que pareciam mais os chefes dos escravos. Quando o pastor pedia para trazer algo, era uma correria dos seus liderados para que viesse o mais rápido possível, e ainda eram criticados diante dos membros e visitantes quando demorava um pouco mais de trinta segundos. Com certeza não aprendeu com Jesus.

Também visitei outras em que o pastor, não procura saber quem está chegando para fazer parte da congregação, não procura saber o porquê de quem saiu para outra denominação, não tem planejamento, cadastro de membros, controle financeiro, etc. 

São os dois opostos do que significa liderança, de um lado um autoritário, do outro um liberal. Acredito que não exista um estilo de liderança cem por cento, mas que busquemos uma liderança competente, tanto para nós, como para nossos liderados, que seja exemplo a ser seguido.

Após Jesus ter lavado os pés dos discípulos ele disse que aquele exemplo deveria ser praticado por todos. João 13 NTLH

Trazendo para os nossos dias, eu pergunto: como temos praticado nossa liderança, dentro de casa, na escola, no trabalho e na igreja onde congregamos? 

O mais interessante é que esta resposta seria melhor se for dada por alguém que faz parte da nossa convivência, por exemplo: Na nossa casa, pergunte ao seu cônjuge e filhos, Na escola, aos amigos da sala de aula e professores, no trabalho, aos colegas e aos seus líderes.
Faça estas duas avaliações sobre seu estilo de liderança, uma como você se vê e a outra como às pessoas te veem.

De posse  das duas respostas, teremos como avaliar nosso estilo de liderança, tipo: O que precisamos melhorar, se estamos sendo mais chefe do que líder, se estamos sendo tolos ou bobos demais, enfim, fica mais fácil se alinhar aos padrões do nosso Líder maior, o Senhor Jesus.

Deixe seu comentário sobre sua avaliação.

Lameck Galvão
Pastor CEVC

2 comentários:

  1. Bom eu acho que sou os dois as vezes principalmente quando estou em casa sou um pouco mandão mais também sou líder ajudando a minha esposa no que ela precisa mais eu sei que preciso melhorar mais

    ResponderExcluir
  2. Como me vejo no meu lar : sou comprometido no meu lar, faço de tudo para resolver as coisas do padrão, as vezes é difícil mais persevero e consigo
    Como me vejo no trabalho: responsabilidade para com meus clientes, procuro ser ágil e manter um trabalho com qualidade e satisfazer os meus clientes.
    Como me vejo na igreja: quero fazer a diferença, procurando promover a união dos irmãos e procurando colocar as coisas de Deus em primeiro lugar.
    Como você me vê no meu lar: vejo uma pessoa responsável que sempre faz de tudo para resolver qualquer problema é sempre com soluções para tudo.
    Como você me vê no trabalho: vejo que sempre procura ter um bom atendimento, que procura sempre faz com que os dois lados saiam satisfeito.
    Como você me vê na igreja:vejo que está tentando manter o foco em Cristo que está buscando cada dia mais os dons do espírito como bondade, paciência e admiro isso, sempre querendo reunir os irmãos manter a união.

    ResponderExcluir