Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Vida conjugal sem romantismo


É triste ouvir de casais que se dizem seguidores de Cristo, dormirem separados, não por estarem “brigados” até porque a bíblia recomenda que: quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha e não dêem lugar ao diabo (Efésios 4.26,27 NVI). As desculpas são as mais variadas possíveis: um tem calor e o outro tem frio, um gosta de rede e o outro de cama, um se mexe muito e pode acordar o outro, etc.

O que me chama mais atenção é o simples fato de que ambos, antes de se casarem, tinham como objetivo principal após o casamento – outros até antes – dormirem juntinhos.

Eu não acredito que existe amor num relacionamento desse tipo e sim costume. Muitas vezes os cônjuges se acostumaram em viverem juntos, e se autoenganam pensando que se amam.

Tem cônjuge que nem se quer dorme separado, diz que está sem sono e fica acordado a noite toda, e só vai dormir quando o outro acorda para ir trabalhar e não são pessoas idosas nem com muito tempo de casados, mesmo que fosse, não seria motivo.

O que mais me preocupa em tais casais é que quando abrem a boca é para falar em santidade, unção de Deus, fogo, etc. e quando tocamos no assunto sobre vida em família, tais como: lazer, namorar, pais e filhos e coisas do gênero, logo percebemos o quanto, tais cônjuges não se curtem – no sentido de deleitar-se – e dizem que estão “bem” assim mesmo, mas na realidade não estão. Digo isto devido a relatos dos mesmos, quando um deles está a sós comigo e minha esposa numa sessão de aconselhamento. Não sabem o que é sentir saudade, o que é ter um álbum de fotos, comemorar datas de aniversários, fazer surpresas, assistir um filme romântico, enfim, não conhecem o sentido da palavra romantismo.

O mais grave num casal sem romantismo, é que eles – na sua maioria – não querem mudar de comportamento, e vão passar pela vida sem desfrutar o melhor que Deus deu para eles, que foi viver feliz em família.

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário