Páginas

domingo, 21 de março de 2010

Cicatrizes na Alma


Quem não tem pelo menos uma cicatriz provocada pela vida? O dicionário Aurélio da língua portuguesa nos fornece dois significados: (1) marca deixada numa estrutura pelo tecido fibroso que recompõe as partes lesadas; (2) lembrança duma dor moral. As duas situações são bastante dolorosas, entretanto a segunda (cicatriz moral) a qual denomino também como cicatriz na alma tem sido motivo de muitas pessoas estarem desenvolvendo uma doença conhecida como depressão.

Constantemente recebo ligações de pessoas pedindo aconselhamento de como sair de um problema sentimental a qual deixou uma profunda cicatriz na alma. Devido ter passado por problemas semelhantes, aconselho tais pessoas a continuar na vida não olhando para o passado, mesmo sabendo que as cicatrizes jamais serão apagadas e que um novo começo de vida ajudará a se livrar das lembranças que muitas vezes querem atrapalhar os novos planos. Como diz a letra de uma música de Roberto Carlos: “... É que tenho cicatrizes que a vida fez e tenho medo de fazer planos de tentar e sofrer outra vez...” Considero esta frase uma pura verdade, não é fácil ter que refazer a vida sentimental, mas também não é impossível.

Jesus, também sofreu cicatrizes: foi humilhado, cuspiram em sua face, cravaram-no na cruz; mesmo assim, Ele nos deu exemplo de que venceu tudo isso (João 16.33).

Se você tem cicatrizes na alma, não se desespere, siga a regra dos três amores: Ame a Deus, ame a você e por último o próximo (Tiago 2.8). Ore a Deus, pois Ele é especialista em refazer vidas.

Que Deus nos abençoe.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Sr. Galvão
    Gostaria de saber se poderei usar a Imagem do coração com cicatriz em um trabalho científico fazendo a referida referência?
    Grato,
    Adalberto.

    ResponderExcluir