Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

JESUS E O CEGO - JOÃO 9

João – Capítulo 9

1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego.
Não importa qual a população do mundo nem tão pouco do lugar onde você mora, Jesus irá em sua direção para resolver seu problema. Não importa quanto tempo estamos convivendo com situações desagradavéis, o que importa é que precisamos atrair a atenção de Jesus.
2 Os seus discípulos perguntaram: – Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?
Era comum na época essa linha de pensamento. Hoje não é muito diferente. Quando alguém está doente, sempre aparece alguém (até de dentro da nossa igreja) acusando o enfermo de ter pecado; e nos demais casos tais como: Crise financeira e Morte, não é diferente, os acusadores sempre estão por perto.
3 Jesus respondeu: – Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele.
Aprendí aqui que o segredo é esperar o tempo de Deus. Neste caso, o homem já havia nascido cego e já era maior de idade.
4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar.
Era sábado e na tradição judaica, não se podia trabalhar, mas Jesus não estava preocupado na tradição e sim em fazer a obra de Deus sem perca de tempo.
5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.
Como luz do mundo, nada melhor do que curar alguém que literalmente andava em trevas.
6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego
Dessa vez Jesus desejou fazer diferente. Poderia ter usado o poder da palavra: "Fique Curado". Mas não criou uma formula parecida como a de Adão (barro) e completou o que faltava para deixar o homem feliz. Não nos devemos se preocupar como Deus está agindo na nossa vida para nos deixar feliz. As vezes parece um tanto "desconfortável" algo incomum, mas é melhor comentar o resultado.
7 e disse: – Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”.) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.
Aqui está o resultado do trabalhar de Jesus: Ele fez sua parte e o cego simplesmente obedeceu. Não sei qual a distancia de onde Jesus estava para o tanque de Siloé. Estava no homem cego ir ou não, reclamar por estar com o rosto sujo e lavar em um outro lugar. Mas o cego decidiu obedecer e como resultado, passou a enxergar.
8 Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: – Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola?
A bênção de Deus na vida das pessoas, deixam outras em dúvidas. Quando o dia da sua bênção chegar, nem se preocupe, vai incomodar a muitos. E se for financeira, ainda mais.
9 – É! – diziam alguns. – Não, não é. Mas é parecido com ele! – afirmavam outros. Porém ele dizia: – Sou eu mesmo.
O ex-cego teve que se declarar curado, para que as demais pessoas realmente acreditassem na sua cura. Não fuja da situação, mostre para as pessoas o que realmente Deus é capaz de fazer.
10 – Como é que agora você pode ver? – perguntaram.
Pessoas que antes ele pedia esmola, agora estavam pedindo explicações de sua cura milagrosa.
11 Ele respondeu: – O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: “Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto.” Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo.
O ex-cego não perde oportunidade, aproveita a oportunidade para falar de Jesus, mesmo sem tê-lo visto. Façamos o mesmo. Conte para outras pessoas sobre sua salvação.
12 – Onde está esse homem? – perguntaram. – Não sei! – respondeu ele.
As  pessoas "mendigaram" ao ex-mendigo por uma informação. Tem muita gente que precisa de nós para que a levemos ao Senhor Jesus.
 
Deus nos abençoe.
Pr. Lameck Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário