Páginas

sábado, 10 de janeiro de 2009

ACEPÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO DE PESSOAS, ACONTECE EM NOSSO MEIO?

"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;" (Atos 10 : 34)

Na Bíblia Linguagem de hoje podemos ler assim: Então Pedro começou a falar, ele disse: - agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual.

Significado no dicionário Aurélio: Sentido em que se emprega um termo; significação, sentido.
Em um dicionário online encontrei algo a mais para o termo acepção:
do Lat. acceptiones.
sf., sentido em que uma frase ou uma palavra pode ser tomada; significação; interpretação;
*ant., preferência.
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
Como a versão de João Ferreira de Almeida é do ano 1670, acredito que os dicionários da época interpretavam o termo acepção como preferência, como consta acima o *ANT significa antigo, ou seja, não mais usado nos novos dicionários. Então os versículos tornam-se mais compreensivos quando lemos preferência ao invés de acepção. Isso mostra que Jesus não tem preferência e entregou sua vida por todos. Infelizmente nós é que fazemos preferência (acepção) para com alguns dos nossos irmãos na fé.

Não confundamos acepção com discriminação (de pessoas) que significa: estabelecer diferença. Encontramos na bíblia sagrada Moisés dizendo ao povo: "Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei." (Deuteronômio 1 : 17). Na versão revista e corrigida a palavra discriminar aparece como atentareis e na versão linguagem de hoje como: tratar todos de modo igual. O termo discriminar aqui está na versão digital 6.0

Estamos vivendo nos dias em que é muito comum, ver nas igrejas pessoas sendo mais bem tratadas do que outras, pelo simples fato de “Ser” ou “Ter” mais alguma coisa. Ás vezes fazemos isto até que "inconscientemente", e quando percebemos, já poderá ser tarde demais, a pessoa que sentiu discriminada decide não mais voltar. Acepção e discriminação estão sempre juntas e precisamos ter muito cuidado para não fazer como o profeta Samuel que foi à casa de Jessé ungir o rei de Israel e por aparência exterior só não escolheu errado por causa da intervenção divina (I Samuel 16). Infelizmente em alguns lugares a história continua.

"Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores." (Tiago 2 : 9)

Que Deus nos abençoe.

3 comentários:

  1. Presado Pastor,isso é a mais pura verdade,isso tem acontecido muito nas igreja,eu sou testemuho vido disso,ja fui muito discriminado por causa da minha aparencia e por varios motivos.Esses comédias vão ter o que merece...vão sentar no tribunal de Cristo,onde não averá desculpa.

    ResponderExcluir
  2. eu creio em sacrificio pois um dia tinha a vida destruida , depois que eu sacrifiquei minha vida mudou completamente da agua para o vinho , vivia nessas igreja tradicionais aonde o pastor pregava que as derrotas na minha vida era provoçÂo que tinha que aceitar , mais um dia fui a uma igreja que me ensinou a usar a fé com inteligencia a sim tudo veio dar certo na minha vida, o que o senhor acha disto que aconteceu comigo pois para fatos nao há argumentos!
    fjvalente1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. FJValente,

    Acredito que você usou a fé, a qual poderia ter usado na igreja em que estava. Mas fico feliz por você ter encontrado um lider espiritual que te orientou, afinal de contas no céu não haverá placas de igrejas e sim os fieis, continue firme e forte colega.

    ResponderExcluir