Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CGADB - ELEIÇÕES 2009


É lamentável o que estamos assistindo sobre o grande império chamado CGADB. O que não entendo é o porquê de tanto desejo de muitos em busca do poder eclesiástico. O que será que gera este desejo?
1 – STATUS SOCIAL?
2 – O SALÁRIO?
3 – MELHORES PROJETOS MISSIONÁRIOS?
4 – NEPOTISMO?
Fiquei surpreso quando assisti ao programa do Pastor Silas Malafaia transmitido pela Band no sábado dia 13 de setembro, onde ele fez menção referente às primeiras sete páginas do jornal oficial da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus, O Mensageiro da Paz e o aniversário dos noventa e sete anos da igreja mãe (Belém do Pará) onde o jornal não fez nenhuma reportagem sobre este grandioso conclave espiritual. E enquanto isso estamos vendo as igrejas que não faz parte da CGADB, crescendo aceleradamente, e ainda alguns assembleianos dizendo que é divisão. Então pergunto o que é melhor: fazer parte de uma denominação onde os lideres disputam pelo poder? Ou de uma que busca fazer as coisas organizadas procurando evitar escândalos? Será que já não está na hora de uma reforma protestante, desta vez em nosso meio? Na realidade o que estamos precisando e fazer eleições para quem deseja ganhar mais vidas e apresentá-las a Deus no dia em que formos prestar contas a Ele. Eu não sou contra eleições para cargos na igreja (já postei algo sobre isto), sou contra em usar de vários artifícios para permanecer em um determinado cargo, onde os mesmos poderiam ser repassados de uma forma aonde não venha a causar escândalos em nosso meio. Não sou muito de acreditar em boatos, mas ouvi comentários que na eleição passada para presidente da CGADB, houve até consagrações de obreiros a cargos elevados, para que o mesmo tivesse o direito de votar no candidato de sua preferência. Boato ou não, pelo jeito que anda as coisas, não deixei de acreditar. Enquanto isso, nossos irmãos da igreja perseguida (ver link do site) disputam suas próprias vidas em troca do tesouro maior, como disse o Senhor Jesus: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;" Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21). Se a CGADB continuar assim, não vou me admirar em ver algumas redes te televisão exibindo programa eleitoral gratuito para os cargos que estão disponíveis na mesa diretora.

sábado, 6 de setembro de 2008

ELEIÇÃO PARA CARGOS NA IGREJA

Muitas pessoas assumem cargos na igreja sem saber conduzir o mesmo. Uns são indicados por amigos que conhecem a capacidade do seu irmão em cristo para aquela determinada função, outros são indicados por pastores que nem sequer conhecem os membros e os cargos são apenas de fachada (tipo alguns serviços públicos ou nepotismo), enquanto isso os liderados sofrem as conseqüências de um líder sem liderança. Não seria melhor promover eleição para os cargos disponíveis na igreja? Bem, penso que sim, principalmente para aqueles em que os líderes são indispensáveis e têm que realmente serem presentes, como por exemplo os do ministério de louvor, mocidade, infantil, adolescentes e escola dominical. Cada denominação sabe qual o setor que precisa de uma eleição, porém, não se faz isso porque o líder não tem coragem de substituir as pessoas não atuantes, para que as mesmas não fiquem magoadas. Enquanto isso o trabalho continua sofrendo. Vale lembrar que os candidatos precisariam apresentar propostas e ter consciência que o salário já foi pago pelo filho de Deus (salvos aqueles em que a denominação paga salário ao líder), também não vale compra de votos e os que não forem eleitos aos cargos devem unir-se aos demais para ajudar a engrandecer o Reino de Deus.

TELE SENA, É PECADO PARA O CRENTE?

Eu poderia colocar vários outros jogos (loto, mega sena, quina, etc.), mas escolhi a tele sena por se tratar de um título de capitalização. Certo dia estava em um estudo para jovens onde vários temas foram abordados e no final os jovens enviavam suas dívidas e os líderes convidados respondiam. Entre as perguntas, a seguinte: comprar tele sena é pecado? Um pastor disse que sim por se tratar de jogo, em seguida veio outra pergunta (acredito que do mesmo autor da anterior) e comprar título de capitalização do Banco onde se tem conta? O mesmo pastor disse que o do banco não é um jogo, até porque ele tem um título deste. Na realidade, não vejo diferença de um para outro, até porque ambos são títulos de capitalização onde o comprador pode resgatar parte do valor investido ao final de doze meses. Quanto à sorte, em muitas igrejas se faz bilhetes em prol de determinado objetivo, colocando como prêmio um objeto para o ganhador sortudo.

DIGA PARA O SEU IRMÃO...

Não sei se é mais um modismo evangélico, mas os cultos estão cheios de pregadores e cantores que parte da pregação é mandar que os irmãos falem algo um para o outro sem contar as frases ou palavras que pedem para pronunciar. Alguns alegam que é uma forma de memorizar, outros que é para aproximar os irmão, uma espécie de socialização (meio que forçada) e o interessante é que são pregadores de pequeno público até o mais alto escalão. Observo nas filmagens que muitos dos irmãos não obedecem ao tal do “diga a seu irmão” e quando assim o faz é porque o que está ao seu lado tomou a iniciativa. Sem falar do ministério que na sua maioria não olha nem para os lados, como que dizendo: “ô negócio chato”. Já participei de cultos em que o pregador pediu para os irmãos abraçarem a pessoa que estava ao seu lado, e uma jovem a qual o seu namorado estava tocando seu instrumento, ficou constrangida em abraçar o homem que estava ao seu lado, cuja esposa estava no departamento infantil. Na realidade eu não sei até que ponto isso é benéfico ou não para a igreja do senhor. Eu particularmente não faço uso deste método e respeito todos àqueles que assim o fazem.