Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

O ATO DE JULGAR SEM CONHECER A CAUSA

É lamentável ver um irmão julgando precipitadamente o outro sem conhecer a causa ou seja, os motivos pelos quais levaram o "réu" a tal situação. Na minha própria vida presenciei tal fato, pessoas que falaram mal de mim e que antes tínhamos um bom relacionamento. Atualmente, tenho recebido notícias daqueles que deveriam no mínimo ter ficado calado, mas preferiram julgar minha causa. A notícia é que caíram no mesmo erro e alguns até pior. Uns ainda estão prostrados, outros se levantaram por terem padrinhos no meio da sociedade evangélica e outros estão de pé devido a misericórdia de Deus.

O texto sagrado é bastante claro quando diz: "Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão".(Mateus 7.1-5)

"Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo. Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas. Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que escapará do julgamento de Deus?" (Romanos 2.3)

"Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros? (Tiago 4.11,12)

Que Deus nos dê sabedoria para não julgar ou falar mal dos nossos irmãos.

Lameck